Trânsito: São Paulo ganha mais duas faixas de ônibus nas zonas sul e leste


26/04/2013 - UOL

Por meio da operação "Dá licença para o ônibus", os moradores da cidade de São Paulo vão ganhar mais duas faixas exclusivas para ônibus, uma na zona sul e outra na zona leste, a partir da próxima segunda-feira (29),
Na zona sul, a faixa exclusiva --que é sempre instalada à direita--, será implantada no corredor Domingos de Morais/Jabaquara, em ambos os sentidos. Na rua Domingos de Morais, a faixa será entre as ruas Sena Madureira e Luís Góis. Já na avenida Jabaquara, o trecho exclusivo continua, indo da rua Luís Góis até a rua Irerê.
A extensão é de 7,2 km. A medida valerá de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de pico da manhã, das 6h às 9h, em direção ao centro e à tarde, das 17h às 20h, no sentido ao bairro.
No sentido bairro circulam 23 linhas de ônibus da avenida Domingos de Morais, com uma frequência de 97 ônibus por hora transportando cerca de 272 mil passageiros em dia útil. No sentido centro, são 15 linhas, com frequência de 91 ônibus por hora e que transportam, em média, 168 mil pessoas.
Já na avenida Jabaquara, são 30 linhas no sentido bairro, com frequência de 148 ônibus, que transportam em torno de 288 mil usuários. No sentido centro, são 30 linhas, com frequência de 143 ônibus por hora, transportando 311 mil pessoas.
Na zona leste, a faixa será implantada nas estradas do Imperador e Mogi das Cruzes e na rua Embira, em ambos os sentidos, entre as avenidas Pires do Rio e São Miguel. A intervenção valerá de segunda a sexta-feira, em uma extensão de 13 km. Pela da manhã, vai funcionar das 6h às 9h, no sentido centro e, à tarde, das 17h às 20h, no sentido barro.
Pelo corredor das estradas do Imperador e Mogi das Cruzes e rua Embira, circulam 41 linhas de ônibus transportando, aproximadamente, 226 mil passageiros em um dia útil, com frequência média de 324 ônibus por hora pela manhã e a tarde a frequência média é de 279 ônibus.
Com o objetivo de melhorar as condições de segurança e acessibilidade das vias, será implantado um novo semáforo veicular e de pedestre, no cruzamento das ruas Embira com Santa Maria de Itabira.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20