Terminal Pinheiros vai receber ônibus a partir de sábado

29/05/2013 -O Estado de SP


"Inaugurado" pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) 72 horas antes do fim de seu mandato, em dezembro, o terminal de ônibus ao lado da Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô e da CPTM, na zona oeste da capital, finalmente vai abrir de verdade. A Prefeitura confirmou ontem o início da operação no próximo sábado, dia 1.º.

Batizado de Terminal Victor Civita, o complexo deve receber pelo menos 60 mil pessoas por dia quando estiver em pleno funcionamento, no fim do mês. A operação, no entanto, será dividida em três fases: a primeira, que começa no sábado, terá sete linhas de ônibus, com uma frequência de 56 coletivos circulando pelo terminal a cada hora e cerca de 15 mil usuários diários.

A nova parada prevê linhas que farão rotas para o Terminal Pedro II, no centro, o Terminal Santo Amaro, na zona sul, e o Terminal Campo Limpo, para citar alguns exemplos. No fim do mês, o terminal vai receber ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e deverá fazer a ligação entre a zona oeste e nove cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

O terminal deve funcionar 24 horas. A parada foi concebida para reorganizar o fluxo de ônibus na região de Pinheiros, retirando as linhas do Largo da Batata, e ser um ponto intermodal: ali há conexão entre ônibus, trens e metrô, bicicletário e um estacionamento para carros com capacidade para 430 veículos - cuja abertura ainda não tem data divulgada.

Postes. O atraso para abrir o terminal ocorreu porque a Prefeitura deixou de fazer obras necessárias à edificação após fazer a nova parada, no ano passado. Faltaram serviços como o recapeamento de ruas no entorno do terminal - com a troca do asfalto para piso de concreto, por exemplo, mais recomendado para o tráfego pesado de ônibus.

Em sua primeira entrevista após assumir o cargo, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que havia postes no caminho dos ônibus. Eles foram retirados e a fiação elétrica foi removida da rota dos coletivos.

G1 SP

Terminal Pinheiros de ônibus entra em operação a partir de sábado

Na primeira fase, sete linhas irão operar no terminal. Demanda estimada é de 16 mil passageiros por dia

A primeira fase de operação do Terminal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, terá início a partir deste sábado (1º), de acordo com a SPTrans. O terminal de ônibus está localizado entre a Rua Gilberto Sabino e a Avenida das Nações Unidas e é integrado à Linha 4 – Amarela do Metrô e à Linha 9 – Esmeralda da CPTM.

Nesta primeira fase, sete linhas de ônibus irão operar no terminal, sendo cinco com ponto final e outros duas de passagem. A demanda esperada é de 16 mil passageiros por dia útil, atendidos por uma frota de 80 ônibus.

A segunda fase deverá começar em 15 dias e a terceira, daqui a 30 dias. Quando estiver à plena capacidade, o terminal, que funcionará 24 horas, deverá receber 60 mil passageiros por dia útil, distribuídos em 15 linhas municipais e nove intermunicipais.

Linhas da primeira fase de operação:

930P/10 Term. Pq. D. Pedro II - Terminal Pinheiros

637P/10 Terminal Santo Amaro - Terminal Pinheiros

809P/10 Terminal Campo Limpo - Terminal Pinheiros (diuturna)

809A/10 Jd. D´Abril - Terminal Pinheiros

809D/10 COHAB Educandário - Terminal Pinheiros

809J/10 Jd. Colombo - Terminal Pinheiros - Circular

809R/10 Rio Pequeno - Terminal Pinheiros - Circular