quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ônibus à hidrogênio criado em Caxias vai começar a circular


16/05/2013 - Jornal do Comércio - Porto Alegre


Primeiro ônibus estará pronto em setembro de 2013- Leandro Zandona/Divulgação/JC

O consórcio concebido para a construção de ônibus brasileiro à célula de hidrogênio está, finalmente, começando a concretizar o projeto. Está sendo construído, em Caxias do Sul, a primeira das três unidades de ônibus experimental.

Até setembro, segundo o engenheiro Sidney Gonçalves de Oliveira Sobrinho, serão iniciados os testes do primeiro veículo e, em novembro, será entregue a EMTU, em São Paulo. Até março, estarão prontos outros dois veículos, que permanecerão em operação supervisionada até o final de 2014, quando passarão a operar regularmente no corredor ABD em São Bernardo do Campo.

O ônibus à célula de hidrogênio é um meio de transporte público moderno e econômico, sem nenhum tipo de poluição. Integrando células de hidrogênio e motores elétricos, o sistema gera água como subproduto. Com 45 kg de hidrogênio, roda 300 km e mais 40 km só com as baterias. Tem capacidade para 40 passageiros.

"Em setembro, já poderemos embarcar num desses veículos”, disse Sidney Oliveira, explicando que já é possível fabricá-los 50% mais barato do que está custando na Europa e nos Estados Unidos, "tornando o ônibus à célula de hidrogênio economicamente competitivo para operadores privados”.

O consórcio de instituições e empresas responsável pelo projeto é constituído por Global Enviroment Facility, United Nations Development Program, Ministério de Minas e Energia, Financiadora de Estudos e Projetos, Empresa Metropolitana de Transporte Urbano, Eletric Power Research Institut, Hidrogenics, AES Eletropaulo, Petrobras, Marcopolo, Tuttotransporti, Ballard Power Systems e NuCelsSys. Duas empresas são canadenses e uma terceira é alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário