Haddad fará concessão dos terminais de ônibus de São Paulo


16/04/2013 - Valor Econômico

SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo pretende conceder à iniciativa privada a operação dos 28 terminais de ônibus da cidade, afirmou nesta segunda-feira o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. O projeto está sob análise da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e deve ser enviado em breve à Câmara Municipal pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

"Hoje gastamos R$ 140 milhões por ano com segurança, limpeza e manutenção dos terminais. A ideia é modernizar a estrutura e criar novos serviços para os usuários, com lojas, restaurantes, ou eventualmente até uma creche ou área de lazer”, disse Tatto ao participar de um debate no sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus da cidade.

O secretário deu como exemplo as estações de metrô Tatuapé e Santa Cruz, que têm shoppings construídos dentro dos terminais. Cerca de 6 milhões de pessoas usam os ônibus da rede municipal por dia.

Segundo Tatto, o investimento privado também serviria para ampliar os terminais, que estão superlotados. "Os ônibus aumentaram muito de tamanho e os terminais feitos, inclusive na nossa gestão anterior, ficaram pequenos”, afirmou, em referência à administração da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004, da qual também foi secretário de Transportes.

O secretário disse que o modelo de concessão ainda está em estudo e dependerá da viabilidade econômica de cada terminal. "Pode ser uma outorga ou percentual do valor arrecadado pela administradora, mas tem que ver também se haverá interessados, cada terminal tem uma característica diferente”, disse.

Por enquanto, a concessão não será feita nos 13 novos terminais prometidos por Haddad até 2016. "Temos um cronograma já definido e a concessão poderia atrapalhar o andamento. Mas vamos testar o modelo nos terminais que já estão em operação e depois podemos ampliar para os novos”, afirmou.