Diadema acaba com três linhas de ônibus gratuitas


24/04/2013 -Diário do Grande ABC - Santo André

A desativação de três linhas de ônibus circulares gratuitas prejudicou moradores da região Sul de Diadema, composta pelos bairros Eldorado, Inamar e Sapopema. As mudanças foram feitas há cerca de 15 dias e os trajetos foram incorporados a itinerários pagos, cuja tarifa é de R$ 3,20.

Segundo funcionários da concessionária Mobibrasil, operadora responsável pelo serviço, apenas a linha 03 permanece gratuita, mas também deve ser encerrada em breve. A linha 05, dizem os empregados, passou a ser cobrada, enquanto a 02 e a 04 foram substituídas pelo itinerário 09E (Sítio Joaninha/Eldorado).

Cerca de 900 pessoas utilizavam os trajetos diariamente, informam os motoristas da companhia. Grande parte dos passageiros era estudante das escolas municipais do entorno. Sem contar com a gratuidade, moradores da região têm de arcar com o prejuízo ou obter outros meios para se deslocar. As viagens gratuitas foram criadas no início dos anos 2000.

O serralheiro Luciano José de Barros, 36 anos, mora no Jardim Ivone e, agora, depende da solidariedade dos condutores dos coletivos. "Pegava a linha 02 para ir para casa. Agora, preciso pegar um dos ônibus pagos, mas não tenho dinheiro. Então, tenho que ficar pedindo carona aos motoristas", lamenta.

A operadora de máquinas Adriana Franciane, 49, teve de contratar perua escolar para levar e buscar a filha na escola. "Quando era gratuito, eu ia pegá-la. Agora, com o valor que gastaria, compensa mais pagar uma van."

A cuidadora de idosos Ana Maria de Araújo, 46, critica a falta de divulgação das mudanças. "Só fiquei sabendo quando cheguei no Terminal Eldorado e os funcionários me falaram."

No dia 11, a Prefeitura anunciou alterações em itinerários de ônibus, mas só citou mudanças de percurso nas linhas 38D e 39D, além da criação da já citada 09E. Não foram mencionadas quaisquer modificações nas linhas 02, 03, 04 e 05.

Apesar das informações de funcionários da companhia e de lideranças comunitárias do Eldorado, o secretário de Transportes, David Schmidt, garante que ainda mantém duas linhas gratuitas em funcionamento. "Das quatro, duas foram remodeladas para atender às necessidades da região. No entanto, vamos abrir discussões com os moradores para analisar a demanda resultante e estudar meios para suprir isso", garante o titular da Pasta. Ainda não há data para que sejam feitas eventuais adequações.