Projetos de corredores de ônibus metropolitanos entram em nova etapa

08/03/2013 - EMTU

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos dá continuidade aos projetos de construção de quatro corredores de ônibus nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas com a sessão pública realizada hoje, dia 07/03, de entrega dos documentos de habilitação e atestados técnicos para a Concorrência nº 002/2012.

No total, 41 interessados, organizados em 19 consórcios e cinco empresas, apresentaram a documentação necessária para a pré qualificação, a fim de participar da futura concorrência de contratação de obras de construção dos novos sistemas de transporte. As empresas classificadas devem ser conhecidas em abril deste ano, considerando os prazos legais para análise dos documentos, publicações dos resultados, recursos e homologação.

A pré-qualificação está prevista no artigo 114 da Lei nº 8.666/93. O objetivo da EMTU/SP, ao reunir diversos empreendimentos num mesmo processo de pré-qualificação, é selecionar empresas ou consórcios de empresas para participação em futuras licitações, permitindo aos interessados um planejamento mais consistente para atender às exigências do edital de obras, além de possibilitar um melhor nível nas propostas a serem apresentadas.

A Concorrência nº 002/2012 envolve os Corredores Guarulhos-São Paulo, BRT Perimetral Leste e Corredor Itapevi-São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, além do Corredor Metropolitano Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas. O processo foi suspenso em dezembro de 2012 por conta de liminar que foi derrubada no último dia 22/02 pelo Tribunal de Justiça.