Lançadas licitações para projetos de novos corredores de ônibus

20/03/2013 - Prefeitura SP

O secretário municipal de Transportes em exercício, José Evaldo Gonçalo, anunciou na terça-feira, 19, o lançamento de licitações para os projetos de 123 quilômetros de novos corredores de ônibus em São Paulo. A divulgação ocorreu durante o fórum Brazil Road Summit 2013, realizado na Capital.


As futuras vias atenderão especialmente as regiões Sul e Leste de São Paulo. Dentre os projetos estão eixos perimetrais que farão a ligação por ônibus entre as duas regiões sem passar pelo Centro. Também estão contempladas nas novas licitações 11 terminais.

Falando a representantes de prefeituras, no fórum José Evaldo fez uma palestra no sobre o sistema de transportes na cidade. Ele destacou a meta da Secretaria em expandir a rede de corredores passando dos atuais 120 quilômetros para 270 até o final de 2016.

Além do aumento em quantidade, o ganho em qualidade das futuras vias será notado pela implementação do conceito de BRT, sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido. Ele inclui itens como a cobrança desembarcada da tarifa – feita na entrada da parada e não mais dentro do ônibus, faixas de ultrapassagem, linhas expressas, que melhoram a velocidade, e a atenção à acessibilidade.

O fórum tem programação até quinta-feira, 21, dentro do Brazil Road Expo 2013, feira anual sobre infraestrutura viária e rodoviária que reúne especialistas dos setores públicos e privados.

José Evaldo está respondendo pela Secretaria nesta semana em razão da viagem do titular, Jilmar Tatto, a Londres e Glasgow onde está conhecendo o sistema de controle de tráfego das duas cidades e, em especial, o complexo semafórico.

Informações: Prefeitura de SP