CET amplia faixa exclusiva de ônibus em trecho da Radial Leste

28/02/2013 - Folha de S. Paulo

A Companhia de Engenharia de Tráfego destinou uma faixa exclusiva de ônibus na faixa da direita da Radial

De acordo com a CET, a pista exclusiva será implantada no sentido centro de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h. A intenção, explica a companhia, é priorizar o transporte público no horário de maior movimento na via. A mudança vai acontecer entre a estação Tatuapé do metrô e a avenida Álvaro Ramos.

Segundo a CET, a expectativa é reduzir o tempo de viagem dos cerca de 215 mil passageiros que utilizam os ônibus no local. De acordo com a CET, 39 linhas de ônibus com uma frequência de 164 ônibus por hora trafegam na Radial Leste.

Desvios
Com a implantação da faixa de ônibus, será fechado o acesso da avenida Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente, para a Radial Leste, sentido centro. O fechamento será somente nos dias de semana, das 6h às 9h.

Por conta dessa mudança, o motorista deverá seguir pela rua Engenheiro Saturnino de Brito, acessar a rua Herval, virar à direita rua Siqueira Bueno, novamente à direita na rua Júlio de Castilho, acessando o viaduto Guadalajara, entrar à direita na rua Padre Adelino, novamente à direita na rua Doutor Fomm e, finalmente, à esquerda na Radial Leste, retornando ao caminho original.

Os veículos que trafegam pelas ruas Melo Peixoto e Catiguá, que já funcionam em mão única de circulação das 6h às 9h, deverão acessar a rua Toledo Barbosa, virar à direita na rua Álvaro Ramos, à esquerda na rua Herval e seguir a rota descrita acima.

Na rua Herval, explica a CET, será implantado sentido duplo entre a rua Engenheiro Saturnino de Brito e a rua Engenheiro Reinaldo Cajado, durante o funcionamento da faixa exclusiva.

Segundo a CET, agentes vão monitorar o trânsito e orientar os motoristas na região. Como rota alternativa, os motoristas podem utilizar a marginal Tietê.