Corredor Noroeste é tema de reuniões nesta sexta (25) entre EMTU/SP e prefeituras de Nova Odessa, Americana e Sta. Barbara D’Oeste

25/01/2013 - EMTU

A extensão do Corredor Noroeste rumo à Nova Odessa, Americana e Santa Barbara D'Oeste - empreendimento do governo do Estado a ser implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP - é tema de três reuniões agendadas para esta sexta-feira (25) entre o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, e os prefeitos de Nova Odessa, Americana e Santa Barbara D'Oeste.

O objetivo é conversar sobre o empreendimento com as administrações municipais e consolidar as parcerias necessárias para agilizar o desenvolvimento do projeto, a obtenção de licenças e a execução das obras.

Além dos prefeitos Diego de Nadai, de Americana, Denis Eduardo, de Santa Barbara, e Benjamin Vieira de Souza, de Nova Odessa, também estarão presentes nos encontros os Secretários de Obras/Serviço e Trânsito dos municípios.

Corredor Noroeste

O trecho entre Nova Odessa, Americana e Sta. Barbara do Corredor Noroeste terá 23,75 km de extensão e uma previsão de demanda de 35 mil passageiros/dia. O investimento previsto é de R$ 110 milhões.

A relação de obras previstas inclui o Terminal de Santa Barbara D'Oeste, o novo Terminal de Americana, a reforma do Terminal de Nova Odessa e quatro Estações de Transferência (São Paulo e Ribeirão dos Toledos, em Sta. Barbara D´Oeste; Estação de Transferência Amizade, na Divisa Americana/Santa Bárbara D´Oeste; e Estação de Transferência Nova Odessa). Haverá também uma transposição do Ribeirão dos Toledos e do Córrego Mollon, em Santa Bárbara D´Oeste.

Veja abaixo o cronograma do empreendimento:


Projetos
- Projeto funcional do trecho Sumaré – Santa Bárbara d' Oeste já concluído.
- Projeto executivo do trecho Nova Odessa – Santa Bárbara d'Oeste tem previsão de conclusão em março/2013.


Licenças
- Emissão Licença Prévia Ambiental – prevista para março/2013
- Emissão Licença de Instalação – prevista para junho/2013
- Licença de Operação – prevista para julho 2014


Obras
- Publicação do Edital de Preço: prevista para março/2013
- Sessão pública de abertura das propostas: prevista para abril/2013
- Assinatura do Contrato e emissão da Ordem de Inicio (OI) da obra: Prevista para maio/2013
- Conclusão da obra: prevista para Julho 2014