Internet vira ferramenta de consulta do transporte coletivo

29/12/2012 - O Vale

Anderson Ferreira, apresenta sistema de busca por itinerários pela web.Foto: Wendell Marques/OVALE

Passageiros podem acessar informações sobre melhores horários, linhas, pontos e até trechos com deslocamentos a pé

Xandu Alves
São José dos Campos

Andar de ônibus em São José dos Campos começa agora pela internet.
Em uma parceria inédita na região, a Secretaria de Transporte e o Google Mapas oferecem uma ferramenta para consulta online de itinerários, horários e linhas de todo o sistema de transporte coletivo, incluindo ônibus e vans.
O usuário pode digitar apenas o endereço onde quer ir na cidade e obter, no site do Google Mapas (maps.google.com.br), informações precisas sobre como chegar ao seu destino.
O Google mostra no mapa o trajeto do ônibus na cidade, o ponto de embarque e desembarque, o número e horário da linha, a integração (se houver necessidade), o tempo estimado da viagem e ainda se for preciso ir a pé.
Com resultados em tempo real, o site também mostra alternativas de linhas que suprem o itinerário pretendido pelo usuário.
"É uma ferramenta útil tanto para quem anda de ônibus todos os dias como para os passageiros que não usam o sistema regularmente", disse Anderson Farias Ferreira, secretário de Transportes.

No ar.A secretaria contratou a empresa de programação Logann, por R$ 124 mil, para criar um software de cadastro de toda a base de dados do transporte coletivo e adaptar as informações às exigências do Google.
O sistema entrou no ar, de forma experimental, no dia 10 de dezembro.
Após testes, a Secretaria de Transportes liberou a ferramenta no dia 21.
Desde então, os usuários podem acessar o site. As informações podem ser consultadas e impressas. O serviço também pode ser utilizado por meio de celulares, smartphones e tablets com acesso à internet.

Mais usuários.Na medida em que a nova ferramenta de consulta for sendo usada, afirmou Ferreira, o número de usuários no transporte coletivo tende a aumentar.
Para ele, o mapa dará mais confiança e segurança aos passageiros pela precisão das informações e a chance de estudar a melhor rota na cidade.
"É uma facilidade às pessoas que precisam usar o ônibus. Não vai acabar a informação dada por motoristas e cobradores, mas a internet permite o usuário se programar."

Positivo. Pegando ônibus todos os dias entre a região central e a Vila Tesouro, na zona leste, a industriária Adriana Martins, 48 anos, aprovou o sistema. "Quanto mais informações o usuário tiver à disposição, melhor para ele utilizar o transporte coletivo."





ANÁLISE
Especialista defende integração para ampliar a oferta ao público
São José dos Campos

Disponibilizar informações sobre o transporte coletivo na internet deve fazer parte de um projeto maior de incentivo à utilização de vários modais, diminuindo a competição e promovendo a integração entre eles.
Essa é a opinião do especialista em mobilidade urbana Lincoln Paiva, presidente da empresa Green Mobility.
Em se tratando de transporte urbano, disse ele, a palavra do futuro é multimodal. Ou seja, os usuários têm à disposição vários tipos de transporte para chegar ao destino final.
Paiva também tem experiência na divulgação de roteiros na rede. Ele é um dos responsáveis pelo site 'Campus Aberto', que promove o encontro de universitários que estudam na mesma faculdade e podem compartilhar um táxi, o carro particular, grupos de bicicleta ou ainda de caminhada para se deslocar da casa à escola.
"É preciso usar mais de uma forma de deslocamento, colocar as rotas na internet e cobrar do poder público uma estrutura de integração."

SAIBA MAIS
mapa
Usuários do transporte coletivo em São José podem consultar o itinerário, horário e linhas de ônibus e vans pela internet, no site do Google Mapas (maps.google.com.br)

informações
Coloca-se a origem e o destino da viagem e o mapa aponta o melhor trajeto, com estimativa de tempo e indicação de quais linhas pegar

integração
O mapa traz as linhas integradas de ônibus e a opção de vans, além de trechos que devem ser feitos a pé

tempo real
As informações são repassadas em tempo real. O usuário pode determinar o horário

ônibus
385 veículos operam em 102 linhas transportando cerca de 280 mil passageiros por dia

Alternativo
80 carros circulam em 16 linhas e transportam cerca de 16 mil passageiros por dia

frota geral
São José tem uma frota de 365.408 veículos

acidentes
A cidade registrou 1.545 acidentes em 2012, até setembro