Terminal Pinheiros fica para dezembro

Terminal Pinheiros fica para dezembro

06/11/2012 - Rede Bom Dia, Mari Cavalcante

No local vão operar 16 linhas municipais e nove intermunicipais, que juntas atenderão 120 mil ao dia

O investimento total será de R$ 146 milhões
créditos: Bruno Poletti/ Diário SP

O futuro terminal de ônibus de Pinheiros, na Zona Oeste da capital, ficará pronto até dezembro deste ano. Na área, de nove mil metros quadrados, vão ser implantadas seis plataformas para receber 16 linhas de ônibus municipais, que hoje fazem ponto final no Largo da Batata, nove linhas intermunicipais, duas linhas de passagem e outras três noturnas.

Segundo a SPObras (São Paulo Obras), a previsão é de que saiam seis ônibus por minuto e sejam atendidos 120 mil passageiros por dia. De acordo com a SPTrans não serão criadas novas linhas de ônibus.

O investimento total, somado as obras de melhorias no entorno, será de R$ 146 milhões.

O terminal vai integrar os ônibus municipais com a Linha 4-Amarela, do Metrô, e vai permitir a transferência dos passageiros que utilizam a Estação Pinheiros da Linha-9 Esmeralda, da CPTM. A estrutura terá ainda uma garagem com capacidade para 430 carros.

As ruas do entorno do terminal e outras vias da região serão revitalizadas. Haverá alargamento de pistas, colocação de guias, nova iluminação pública, entre outras melhorias.

Quem mora na região precisa conviver com as obras diariamente, ainda mais quando elas acontecem em frente de casa. O morador Átila Aguiar, de 57 anos, mora em uma das ruas que sofrem intervenções. Há dois meses foram colocados tapumes. Para ele, o maior benefício que vai ter com a construção do terminal é o desvio das linhas de ônibus, que deixarão de passar em sua rua. "O barulho, principalmente de madrugada, é insuportável", conta. Ele acredita que as melhorias só vão valorizar o bairro.


Enviado via iPhone