Ônibus Marcopolo Viale BRT começam a circular em Campinas

02/08/2012 - Marcopolo

Veículos articulados serão utilizados no primeiro corredor BRT da cidade

Caxias do Sul (RS), 2 de agosto de 2012 - A Marcopolo fez a entrega, ontem, dia 1º de agosto, do primeiro lote de ônibus Viale BRT para o Sistema de transporte urbano da cidade de Campinas, São Paulo. Os 15 veículos, do mais moderno modelo produzido no Brasil, foram adquiridos pela Itajaí Transportes Coletivos e começaram a circular percorrendo o trajeto entre o bairro Campo Grande e o Centro.

Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT é o mais avançado já fabricado no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem 19 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, o sistema de BRT em funcionamento no Brasil e em diversas cidades do mundo oferece os mais modernos conceitos de mobilidade urbana. “Em Campinas o sistema foi escolhido como padrão do transporte coletivo nos próximos anos. É um exemplo que deve ser replicado para outras cidades brasileiras pelos importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a mobilidade urbana”, destaca Paulo Corso.

Montados com chassi Volvo, os novos ônibus Marcopolo Viale BRT Articulado têm desenho moderno, como exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

Para maior comodidade e conforto dos passageiros, os veículos possuem internet sem fio (wireless) e monitores de televisão. O motorista contará com uma tela ao lado do volante, por onde poderá acompanhar o embarque e desembarque de passageiros, câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota.

“Enquanto os corredores exclusivos não ficam prontos, os ônibus Viale BRT serão utilizados no sistema atual da cidade. A partir de 2013 deverão ser colocados em circulação novos veículos nos corredores Ouro Verde e Campo Grande. A estimativa é de que os dois corredores transportem juntos, no horário de pico, cerca de 30 mil passageiros por hora”, explica o executivo.

Conforto interno

Internamente, o Viale BRT oferece mais conforto, ergonomia e segurança. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.

Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.
 
Crédito da foto: Júlio Soares