Sistema online vai avisar horário do ônibus em SP

30/07/2012 - The City Fix Brasil, Maria Fernanda

Ferramenta online promete acabar com a correria para pegar ônibus na capital paulista
 
Aplicativo mostra localização aproximada dos ônibus
créditos: Divulgação
Depois de lançar a parada de ônibus sustentável, a capital paulista anunciou mais uma ferramenta moderna que deve aumentar a informação e o conforto aos cerca de 9 milhões de usuários diários do transporte público na cidade.
 
Chamada de Olho Vivo, a plataforma online, criada pela SPTrans (empresa municipal de transporte urbano de São Paulo), permite que o usuário acesse informação em tempo real sobre o ônibus que quer pegar. A partir de um computador, iPhone ou smartphone (com sistema operacional Android) é possível saber, exatamente, onde estão os ônibus de diferentes linhas, calcular a velocidade e conferir quanto tempo vai durar o percurso. Para facilitar a visualização, cada veículo, com seu respectivo número, é representado em um mapa.
 
Além da informação na ponta dos dedos, os usuários também vão ser informados em pelo menos 160 paradas, onde serão instalados painéis que indicarão a hora exata que cada linha vai passar por ali. Com uma diferença de dois minutos, o índice de acerto chega aos 90%, de acordo com Mauricio Lima Ferreira, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita da SPTrans.
 
Isso é possível graças a um sistema instalado nos ônibus que passa a localização via satélite a cada 85 segundos. Ferreira ainda explica que o usuário terá acesso à mesma base de dados usada pelos técnicos da SPTrans para monitorar a rede de 15 mil veículos divididos em 1.360 linhas e espalhados por 17 mil pontos em toda a cidade.