sábado, 21 de julho de 2012

Em Diadema, Nova central de controle vai monitorar as linhas de ônibus da cidade

19/07/2012 - Prefeitura de Diadema

Com a presença do prefeito, a Secretaria de Transportes de Diadema inaugura sexta-feira (29/06), às 11h, a Central de Controle e Operação (CCO), através da qual será possível monitorar eletronicamente as linhas de ônibus municipais, e a Central Semafórica de Trânsito Urbano, destinada ao monitoramento do sistema de semáforos dos principais eixos viários da cidade (inicialmente localizado na Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível).

Instaladas na sede da Secretaria de Transportes, à Avenida Dr. Ulysses Guimarães, 3.399 – mesmo espaço onde já funciona a Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal – as centrais funcionarão de forma integrada, o que permitirá uma visão imediata da maioria das ocorrências do município e, portanto, intervenções mais rápidas por parte dos responsáveis de cada área.

CCO – A instalação do sistema de GPS em toda a frota das duas empresas operadoras do sistema municipal de transportes (Benfica e MobiBrasil) faz parte do processo de modernização do transporte público da cidade – que começou em novembro de 2011, com a entrega da nova frota de ônibus zero quilômetro e 100% adaptada, somada à inauguração da loja da Bilhetagem Eletrônica, em abril deste ano.

Essa tecnologia tornou possível o monitoramento eletrônico das linhas de ônibus municipais. O material embarcado nos ônibus é composto por um localizador GPS e um terminal de dados que permite a comunicação direta do motorista com a garagem, possibilitando intervenções na operação com maior agilidade.

A central de monitoramento dos ônibus é composta por dois computadores, cada um com duas telas e mais um computador ligado a um telão. Com esse sistema é possível gerenciar e monitorar toda a frota municipal em tempo real e pela internet.

Através da CCO é possível ter uma visão completa do sistema. São fornecidos dados como velocidade do veículo, tempo estimado de chegada aos pontos de ônibus e terminais, atrasos ou adiantamentos, exata localização geográfica, itinerário das linhas, eventuais desvios, defeitos e avarias no veículo e um histórico detalhado sobre as atividades do veículo.

Esse gerenciamento permite um maior controle da operação e um melhor planejamento, pois é possível coletar um grande número de informações e, principalmente, uma maior regularidade e pontualidade, que é o que mais interessa aos usuários.

A Secretaria de Transportes contratou dois técnicos de transporte para o gerenciamento em tempo integral da CCO. Além disso, está dando treinamento a todo o corpo de funcionários da Secretaria, principalmente aos seus 12 agentes de fiscalização.

Melhor fiscalização – Uma das vantagens indiretas do monitoramento eletrônico é que ele permite uma sensível melhora no trabalho dos agentes de fiscalização, os quais não precisarão mais coletar uma série de dados, já que passarão a ser fornecidos automaticamente pelo sistema. Consequentemente, esses profissionais podem se dedicar a uma fiscalização mais efetiva referente à qualidade dos serviços prestados.

Trânsito – A Central Semafórica de Trânsito Urbano tem por função principal o monitoramento e a programação do sistema de semaforização dos principais eixos viários da cidade. Associado aos controladores remotos e ao sistema de contagem de veículos instalado no pavimento das grandes avenidas, a Central Semafórica será capaz de aperfeiçoar os tempos de fase dos faróis, permitindo maior fluidez no tráfego e gerando o que ficou popularmente conhecido como “onda verde”. A central é composta por um computador ligado a um telão, com um software dedicado ao monitoramento e à programação semafórica.

O primeiro trecho que recebeu o equipamento de controle compreende a Avenida Presidente Kennedy (altura do cruzamento com a Avenida Assembleia) até a Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel (altura do Corpo de Bombeiros). Nesse trecho também foi feita a substituição dos semáforos pelos atuais, denominados semáforos de seleção automática de planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário