Ônibus a diesel de cana é aprovado

06/12/2011 - Webtranspo

Modelo da Mercedes-Benz vai circular por SP

Ônibus utiliza mistura com 10% de diesel de cana e 90% comercial.Ao longo deste ano, a Viação Santa Brígida, operadora de transporte urbano de São Paulo (SP), testou o desempenho dos ônibus Mercedes-Benz movidos a diesel de cana, e após este período de avaliação decidiu por adquirir 20 unidades do modelo O 500 U. Com isso, estes novos veículos integrarão o programa Ecofrota do município, que visa utilizar coletivos menos poluentes na cidade, melhorando a condição do ar aos seus cidadãos.

“Além dos novos veículos da Viação Santa Brígida, mais de 440 ônibus Mercedes-Benz a diesel de cana, de outras empresas, entrarão em operação na cidade de São Paulo nos próximos quatro meses, ampliando a presença da marca na Ecofrota”, declarou Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus da empresa para América Latina.

Os testes, que contaram com a participação da Mercedes-Benz, Amyris Brasil, Petrobras Distribuidora e SPTrans, utilizaram uma solução com 10% de diesel de cana e 90% comercial, que já possui 5% de biodiesel. “Com essa experiência, mostramos ao mercado que o diesel de cana é a solução mais viável na alternativa de combustível limpo para o nosso País, sem exigir alterações na motorização do veículo e contribuindo para o negócio dos operadores”, afirmou o executivo.

Com esta mistura, ressaltando que o diesel utilizado foi o S50, a diminuição no percentual de material particulado foi de 9%, sendo que o volume de NOx (Óxidos de Nitrogênio) soltado no ar não aumentou. Somado a estes resultados, a manutenção do motor se manteve a mesma, ou seja, não há necessidade de alguma alteração na estrutura da frota atual para se utilizar esta solução.