sexta-feira, 17 de junho de 2011

TERMINAL, SISTEMA TRONCO ALIMENTADOR DO ZAÍRA E LINHA EXPRESSA INÉDITA LEVAM MAUÁ À ERA DE MODERNIZAÇÃO DOS TRANSPORTES

17/06/2011 - CBN, Adamo Bazani


Terminal de Integração do Zaíra, em Mauá. Objetivo é aumentar a oferta de transportes coletivos nos bairros e melhor a fluidez do trânsito na região central da cidade com menos ônibus, mas atendendo a mesma demanda de passageiros . Créditos: Roberto Mourão _ Prefeitura de Mauá

Sistema tronco-alimentado do Zaíra deve agilizar transportes e beneficiar o trânsito
O intervalo entre os ônibus das linhas que servem os bairros na região do Zaíra, em Mauá, também vai ser reduzido.


Está previsto para o próximo dia 23 de junho o início das operações do Terminal de Integração do Jardim Zaíra, em Mauá.

O objetivo é deixar o sistema de ônibus em Mauá mais inteligente e racional e facilitar o dia a dia de quem necessita de transportes públicos na cidade.

As linhas 83 (Zaíra 3), 85 (Zaíra 5) e 86 (Zaíra 6) vão até o Terminal novo localizado na Avenida Presidente Castelo Branco. Elas passarão a se chamar T 83 (Zaía 3), T 85 (Zaíra 5) e T 86 (Zaíra 6).

De lá, os passageiros vão embarcar gratuitamente em ônibus de maior porte, do tipo articulado, que vão até o Terminal Central de Mauá.

O sistema oferece várias vantagens para quem usa os ônibus e para a cidade como um todo:

O passageiro dos bairros vai ficar menos tempo no ponto esperando o ônibus. Isso porque em vez de a condução ir até o centro e depois voltar, os ônibus vão conseguir fazer mais viagens dentro dos bairros, com itinerários reduzidos entre o bairro e o terminal do Zaíra.

Para se ter uma ideia, os intervalos do Zaíra 3, que hoje são de cerca de 15 minutos, vão diminuir para 10 minutos.

A cidade ganha porque serão menos ônibus indo para o centro nas vias principais transportando o mesmo número de passageiros, mas sem excesso de lotação, já que os veículos serão de grande porte.

O trânsito será beneficiado pelo número menor de ônibus.

Em horários de pico, a nova linha troncal que será criada para o serviço no Terminal, deve operar com intervalos de cinco em cinco minutos.

A linha Zaíra 04, que já possui articulados, não será extinta e vai continuar operando normalmente. 

O sistema tronco-alimentado se baseia na lógica de maior oferta de transportes nos bairros e de melhor utilização da frota no espaço urbano.

Em vez de dois ou três ônibus sem a lotação completa irem para as ruas principais da cidade, um ônibus apenas, com a lotação completa, porém oferecendo conforto pelo fato de ele ser maior, faz o mesmo serviço. São menos veículos no trânsito e menos poluição também.

LINHA EXPRESSA:

Outra novidade importante é que nos horários de pico haverá ônibus expressos que sairão do Terminal do Zaírá e vão chegar ao Terminal Central de Mauá sem paradas no caminho e fazendo um itinerário em vias que apresentam menos trânsito, o que vai reduzir significativamente o tempo de viagem.


Linha Troncal será atendida por ônibus articulados que levam um maior número de passageiros com mais conforto e proporcionalmente ocupando menos espaço urbano. Foto: Adamo Bazani

LINHAS QUE SERVIRÃO O TERMINAL ZAÍRA

Linha Troncal: (Terminal Zaíra – Terminal Central)
Intervalos: 5 em 5 minutos no horário de pico
10 em 10 minutos nos demais horários, em média
Linha Expressa: (Terminal Zaíra – Terminal Central) – sem paradas em pontos no trajeto. Opera apenas nos horários de pico e somente nos dias úteis.
Intervalos de 15 em 15 minutos

Linha 083 passa a ser chamada de T 83 (Zaíra 3 até o Terminal do Zaíra)
Intervalos: 10 em 10 minutos no horário de pico
15 em 15 minutos nos demais horários
Linha 085 passa a ser chamada de T 85 (Zaíra 5 até o Terminal do Zaíra)
Intervalos: 10 em 10 minutos no horário de pico
15 em 15 minutos nos demais horários
Linha 086 passa a ser chamada de T 86 (Zaíra 6 até o Terminal do Zaíra)
Intervalos: 10 em 10 minutos no horário de pico
12 em 12 minutos nos demais horários

Adamo Bazani, jornalista da rádio CBN, especializo em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário