quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ônibus movidos a etanol devem começar a circular em SP em junho

26/05/2011 - G1 SP

Veículos que usam combustível menos poluente serão entregues nesta quinta.

Os 50 ônibus serão usados em três linhas da Zona Sul da cidade.

A cidade de São Paulo terá até o fim de junho mais 50 ônibus movidos a etanol circulando por suas ruas. Os veículos serão entregues nesta quinta-feira (26).

Os ônibus movidos a etanol são considerados mais limpos porque emitem 90% menos poluentes, como dióxido de carbono. Os veículos irão atender três linhas da Zona Sul da capital paulista.

Uma forma de diminuir a poluição é incentivar a substituição de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, por outros renováveis, como o biodiesel e o etanol. Atualmente, 1,2 mil ônibus da cidade rodam com 20% de biodiesel no tanque.

Padrões

Nesta quarta-feira (25), integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovaram o novo padrão de medição da qualidade do ar. Ele será implantado gradualmente, em etapas. A primeira levará três anos.

Pelos padrões usados até hoje pela Cetesb, a quantidade tolerável de poeira respirada em um dia é de até 150 microgramas por metro cúbico. O novo padrão estabelece na primeira etapa 120. Na segunda, daqui a três anos, serão 100 microgramas por metro cúbico. Na terceira, sem prazo determinado, ficará em 75. Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável um nível bem menor, de até 50 microgramas por metro cúbico.

O conselho tem 60 dias para elaborar uma sugestão de decreto, que depois o governador Geraldo Alckmin deverá avaliar e sancionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário