Campinas quer verba para transporte

05/04/2011 - Webtranspo

Cidade incluiu plano de mobilidade no PAC

Município quer implantar dois corredores exclusivos

A Secretaria de Transportes de Campinas (SP) cadastrou, nesta semana, o seu Plano de Mobilidade Urbana no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a fim de atrair recursos para obras de infraestrutura de transporte, tendo como a principal os corredores exclusivos para ônibus.

De acordo com a prefeitura, o município busca aproximadamente R$ 430 milhões, valor definido pelo programa federal para as cidades que têm de 1 a 3 milhões de habitantes.

O projeto prevê a implantação de dois corredores exclusivos à esquerda para a operação de BRT (Bus Rapid Transit) nos eixos Ouro Verde e no Campo, reforma de terminal e do Viaduto Cury, além de um corredor preferencial à direita na Região Norte.

A estimativa da secretaria é que tais corredores transportem 30 mil passageiros por hora pico, podendo chegar a 40 mil, nos próximos 30 anos.

Após a inclusão no PAC, Campinas realizará a apresentação do projeto, uma vez que os recursos do PAC-II também são reivindicados por cidades como Goiânia, São Luis (MA), Manaus, Guarulhos e Belém (PA). A convocação para a apresentação deve ser feita até 22 de maio.