Scania fornecerá 50 ônibus a etanol para a cidade de São Paulo

25/11/2010 19h10 - G1 SP

Protocolo de intenções de compra foi assinado nesta quinta-feira.

Primeiras unidades do K 270 4x2 serão entregues em maio de 2011. 
Scania K 270 4x2 é movido a etanol
Scania K 270 4x2 é movido a etanol (Foto: Divulgação)

A Scania do Brasil fechou, nesta quinta-feira (25), a venda de 50 ônibus a etanol para uma das operadoras do sistema de transportes da cidade de São Paulo, a Viação Metropolitana. Os novos ônibus K 270 4x2, com entrega prevista a partir de maio de 2011, possuem motor 9.0 que desenvolve 270 cavalos de potência. Eles serão abastecidos com etanol, adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição.

O protocolo de intenções para a compra dos veículos, assinado nesta quinta-feira, tem a participação das Secretarias Municipais de Transportes (SMT) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), São Paulo Transportes (SPTrans), e de três empresas: a Scania, que vai produzir os ônibus; a Viação Metropolitana, que será a operadora; e a Cosan, que vai fornecer o etanol a ser utilizado pelos veículos.

De acordo com a Scania, a tecnologia do modelo já atende às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e a Euro V, que só entrará em vigor no Brasil em 2012, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Europeia.

"Há 20 anos comercializamos o produto na Europa. Agora saímos na frente na disputa pelo mercado brasileiro, especialmente em São Paulo, se considerarmos que para cumprir as metas de política ambiental, todo o município paulista terá de ter uma frota de ônibus composta por veículos movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018", destacou o gerente executivo de vendas de ônibus da Scania Brasil, Wilson Pereira.

Antes da venda para a Viação Metropolitana, a Scania já havia cedido para a cidade de São Paulo dois veículos movidos a etanol, que foram usados durante três anos em operação de tráfego normal. A primeira unidade foi entregue em 2007 e a segunda, em 2009.

Desde 1990, uma frota de 600 ônibus da Scania movidos a etanol opera em condições extremas de temperatura ambiente em Estocolmo, na Suécia. A Suécia é o maior importador europeu de etanol brasileiro.