Volvo mostra ônibus híbrido em São Paulo

19/10/2010 - por Karina Craveiro de Auto Press especial para MotorDream

Volvo mostra ônibus híbrido em São Paulo
Modelo passa por testes e promete economia de combustível 




A Volvo continua a apresentar por cidades do país seu primeiro ônibus híbrido. O modelo, chamado 7700 Hybrid, já passou por Curitiba e chega agora a São Paulo. A intenção da montadora sueca é demonstrar a viabilidade econômica e ambiental da tecnologia híbrida do seu produto, lançado na Europa no ano passado. Na presença do prefeito da cidade Gilberto Kassab, do presidente da Volvo Bus Latin América Luis Carlos Pimenta, do secretário municipal de transportes de São Paulo Marcelo Branco e do diretor da Fundação Clinton Adalberto Maluf, o Hybrid foi mostrado oficialmente e deverá passar por testes nas próximas três semanas. 

O ônibus sueco tem um motor de quatro cilindros a diesel 5.0 litro de 210 cv e um elétrico de 160 cv, que funcionam de forma independente. O motor elétrico atua em situações de baixas velocidades, até os 20 km/h, e como gerador de energia durante as frenagens. Segundo a marca, a tecnologia permite uma economia de combustível de até 35% e a redução de emissão de poluentes em até 90%. Durante a apresentação, Kassab reforçou que dentre as prioridades de seu governo, o meio ambiente tem grande prioridade. "Existe uma grande aposta nesse tipo de veículo, o mundo caminha para esse tipo de tecnologia", afirmou ele, que prevê utilizar 200 unidades na cidade de São Paulo. O secretário municipal de transportes afirmou ainda que a intenção é recolher fundos vindos de multas da inspeção veicular para financiar projetos desta natureza. 

Caso haja incentivo dos governos do país, a Volvo fala futuramente em abrir uma linha de produção em sua planta em Curitiba, com um investimento de aproximadamente 30 milhões de dólares. A montadora não quis falar em valores, mas calcula-se que o modelo, vindo da Suécia, custa 50% a mais que um ônibus comum. 







http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/10/19/volvo-mostra-onibus-hibrido-em-sao-paulo