22/10/2010 - O Vale
Viação Saens Peña, do Rio de Janeiro, terá que colocar os 131 ônibus em circulação até 19 de janeiro
Thiago Leon
Empresa do Rio de Janeiro assinou contrato ontem com a prefeitura para explorar Lote 1 a partir de janeiro do ano que vem
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Viação Saens Peña, do Rio Janeiro, assinou ontem contrato com a Prefeitura de São José dos Campos para operar o Lote 1 do sistema de transporte coletivo.
A empresa tem um prazo de 90 dias (até 19 de janeiro) para colocar a sua frota de 131 ônibus em circulação. Ela vai explorar 29 linhas das regiões norte, oeste, sul e leste da cidade --hoje atendidas em caráter precário pelo grupo São Bento.
Nas próximas semanas, a empresa deverá apresentar à administração seus ônibus, garagem e fazer a contratação de cerca de 700 motoristas e cobradores.
O contrato da nova empresa com a prefeitura tem validade de 10 anos e 4 meses.
A Saens Peña venceu outras quatro concorrentes na licitação do Lote 1, apresentando uma oferta de outorga onerosa (contrapartida financeira repassada à prefeitura para a exploração do serviço) de R$ 19 milhões.
"Vamos fazer a implantação dos carros da nova empresa de forma gradativa, o que deve demorar cerca de 15 dias a partir da entrada da empresa", afirmou o secretário de Transportes de São José, Anderson Farias Ferreira.
A frota da nova empresa será identificada pela cor azul --todos os 131 ônibus serão zero quilômetro e contarão com GPS (Sistema de Posicionamento Global) e câmeras de segurança internas.
Transição.
O processo de transição das empresas de ônibus em São José teve início há três anos. Na primeira etapa da concorrência, em 2007, as empresas Júlio Simões e Expresso Maringá foram as escolhidas para operar os lotes 2 e 3, respectivamente.
Até então, o sistema era operado em caráter precário havia quase 30 anos pelas empresas Capital do Vale, Real e São Bento, ligadas ao empresário Renê Gomes de Souza. A quebra do monopólio foi prometida em campanha pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB).
Contratações.
O Sindicato dos Condutores de São José quer marcar uma reunião com a prefeitura na próxima sema na para discutir a transição.
"Queremos a garantia de que todos o s trabalhadores serão reaproveitados", afirmou José Carlos de Souza, presidente da entidade.
Comentários
Postar um comentário