Ônibus híbrido começa a circular nas ruas de SP

25/10/2010 - G1 SP

Veículo não faz barulho e tem dois motores - diesel e elétrico.

Se passar nos testes, 200 ônibus híbridos estarão nas ruas em 2011.

Um ônibus que não faz barulho, mais econômico e que reduz bastante o impacto ambiental. Essa é a proposta do ônibus híbrido que começou a circular na capital paulista nesta segunda-feira (25), em fase de testes com passageiros. Nos próximos 15 dias, o ônibus vai fazer a linha Butantã – Aclimação.

Caso passe nos testes, 200 ônibus estarão circulando pelas ruas de São Paulo em 2011. A Prefeitura diz que uma ONG internacional vai doar dinheiro para ajudar as empresas na compra.

O veículo tem dois motores: um a diesel e outro elétrico. O motor elétrico fica na lateral e é utilizado para dar a partida e acelerar até 20 km/h. Acima disso, entra em ação o motor a diesel, que fica na traseira. Toda vez que o ônibus para, seja no ponto ou no congestionamento, e a bateria está carregada, o motor a diesel desliga.

O fabricante afirma que este ônibus consome um terço do diesel que os ônibus comuns gastam e produz só 10% da poluição. Contudo, estes índices só vão ser testados pela Prefeitura no ano que vem. Por enquanto, a experiência é outra: o novo ônibus híbrido tem que provar que aguenta as subidas e descidas de São Paulo.

Outra diferença do ônibus é que nele cabe menos gente. Foram retirados dez lugar para dar espaço ao motor e também por causa dos assentos especiais de obesos e do lugar dos cadeirantes.