Nova frota de ônibus para o transporte público coletivo é realidade em Itaquaquecetuba

21/08/2010 - Jornal do Alto Tietê - Neirylene Cunha de Sena


Crédito Fotos: Wiliam Rita
Frota cresce para 110 carros, com nova identidade visual, utilitários de biodiesel e adaptados para àqueles que possuem mobilidade reduzida. Ônibus começam a circular nesta segunda-feira, 23.

O final de semana (sábado, 21) em Itaquaquecetuba foi marcado pela cerimônia de entrega da nova frota de ônibus coletivo da cidade.

Em acolhimento a uma antiga reivindicação da população, o poder executivo (através da secretaria municipal de Transportes) e a empresa Júlio Simões providenciam a substituição dos antigos carros em prol dos cerca de 1 milhão e 500 mil usuários/mês.

O evento aconteceu na Estrada de Santa Isabel (no Largo da Vila São Carlos, em frente à feira) e foi presenciado pelo prefeito, Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia; pelo secretário municipal de Transportes, Wander R. Fernandes (e demais secretários), pelo gestor operacional da Júlio Simões, Rodrigo da Silva; por representantes do poder legislativo municipal e demais autoridades; líderes comunitários, imprensa regional e população em geral. 

Na ocasião foram apresentadas 22 unidades das 57 novas conduções; todas adequadas à NBR 14022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece parâmetros técnicos para tais veículos, como a existência de elevadores para cadeirantes, por exemplo.

Além de proporcionar maior comodidade e segurança aos passageiros, de imediato, a medida visa aumentar a capacidade do transporte coletivo uma vez que as novas unidades serão somadas aos outros 91 ônibus da frota da cidade (destes, 37% são especiais), que passarão por reformas a fim de que o município ofereça 100% dos coletivos públicos adaptados aos cidadãos deficientes.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Wander Rodrigues Fernandes, as recém chegadas unidades possuem um novo “layout” e ganharão as ruas já na próxima segunda-feira, 23: “... além de sistema de adaptação, os ônibus que já circulam também receberão nova identidade visual...”, acrescentou.

Vale ressaltar ainda que, diante do “Protocolo de Intenções” assinado recentemente pela prefeitura e pela concessionária de transporte publico, as novas unidades utilizam mistura combustível com biodiesel (5%); reduzindo significativamente a emissão de gases de efeito estufa. À municipalidade compete o acompanhamento das metas e a certificação da Júlio Simões com o chamado “Selo Verde – parceira do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

“...Tendo em vista que cabe ao município prover a tudo que diga respeito ao interesse e ao bem estar de sua população, as referidas medidas foram efetivadas, visando o interesse público e a necessidade de progresso no transporte coletivo de passageiros, na cidade...”, afirma o prefeito referindo-se ao benefício da nova frota e às demais medidas adotadas pelo transporte público municipal.

O prefeito de Itaquaquecetuba fez questão de lembrar que no início de sua administração, apenas 20% dos corredores de ônibus da cidade eram pavimentados e “... hoje, são 95 por cento...”, afirmou.

Após os pronunciamentos de praxe, Armando da Farmácia e demais autoridades seguiram em carreata pela cidade a fim de apresentar o novo benefício à população.

Vale lembrar que todas as 23 linhas que servem o município serão atendidas pela nova frota.

Outros benefícios anunciados:

Durante a cerimônia de entrega da nova frota de ônibus coletivo à circular pela cidade, o prefeito Armando da Farmácia anunciou futuras conquistas os cidadãos itaquaquecetubenses.

Dentre elas, destacaram-se: a inauguração da nova base da Guarda Civil Municipal, no Largo da Vila Saco Carlos; a Iluminação do Parque Ecológico Municipal e a entrega de 06 novas creches.

O que é possível adiantar é quetais benefícuios deverão ser entregues em breve, em comemoração aos 450 anos de Itaquaquecetuba: “... vivemos um momento histórico no município e este ano o aniversário da cidade será lembrado pela renovação...”, afirmou o prefeito referindo-se aos benefícios providenciados pelo poder executivo, cujas entregas estão previstas para os meses de agosto e setembro deste.

Vale ressaltar que a definição das datas e os horários para a entrega de tais benfeitorias serão divulgadas em momento oportuno.