Nova frota de ônibus adaptado chega para pessoas com deficiência em Paulínia

25/09/2010 - Portal de Paulínea - Pâmela Peralta

Através do Prefeito de Paulínia, José Pavan Júnior, a administração entregou uma nova frota de ônibus circular, (22 no total). A cerimônia de entrega aconteceu na sexta feira (24), ao final do dia. Com a presença do Secretariado da cidade e alguns vereadores, muitos munícipes compareceram para representar a população.

A cidade contava até então com apenas oito veículos adaptados em sua frota. A entrega foi feita como encerramento as comemorações da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.

Os novos ônibus são modernos e com total acessibilidade. Equipados com elevador, há espaço reservado para cadeira de rodas e para pessoas com baixa mobilidade.

Cada veículo tem capacidade para transportar 36 passageiros sentados e 40 em pé. Motoristas e cobradores receberam treinamento para auxiliar as pessoas que necessitarem de cuidados especiais. Os novos veículos contam com sinalizações internas e externas.

José Pavan Júnior comentou sobre o investimento.

‘Completar 30 novos ônibus adaptados eu já considero uma vitória. Mais iremos fazer mais’.

De acordo com o Secretário de Transportes Nelson Aranha, Paulínia irá regularizar a frota muito antes do que a lei exige.

‘A previsão é que até o final de 2011, toda a frota de ônibus público de Paulínia esteja regularizada para o melhor uso dos deficientes. Ano passado, havia apenas oito ônibus adaptados, um para cada linha da cidade. Hoje, 70% da frota já foi adequada. Para nós, o importante é que a população tenha segurança e até conforto, pois essa linha nova não faz tanto barulho como os ônibus normais’, comentou Aranha.
Novos Pontos de Ônibus

O Secretário informou também que está em processo de licitação a construção de 100 novos pontos de ônibus. A estrutura será de cimento para que a depredação não seja possível. As calçadas dos novos pontos também serão adaptadas para cadeirantes. Atualmente em Paulínia, existe 84 pontos em má situação, porém, o projeto prevê a manutenção e criação de 100 novas reformas.

img

img

img