segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CIDADE DE SÃO PAULO
Cronologia do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus
(em atualização / construção)


1865
No dia 21 de agosto, regulamentação do serviço de Tilburis, veículos de duas rodas puxados por um cavalo ou carruagem de 4 rodas puxados por uma parelha, quando a cidade possuía cerca de 30 mil habitantes. Trata-se do primeiro registro de organização de transporte público na cidade, que se tem notícia. Serviço foi regulamentado, por conta própria, pelo italiano Donato Severino, transformando-os em carro de praça com tabela de horários e preços.


1890
População da cidade alcança 65 mil habitantes,sendo a quarta capital brasileira em número de habitantes.


1891
No dia 8, inauguração da Avenida Paulista, que se torna o principal endereço da elite paulistana da época.


1893
Circula o primeiro automóvel, de propriedade de Henrique Santos Dumont, pai de Santos Dumont.


1897
O presidente da Câmara regulamenta o serviço de ônibus de tração animal, através de tabela de preço e horário, incluindo o transporte de cargas e bagagens.


1900
População do Município: 224.654 habitantes

No dia 7de maio, a Light and Power inaugura a primeira linha de bonde elétrico, ligando o Largo de São Bento à Barra Funda, passando pelo bairro de Campos Elíseos, quando a cidade contava com 240 mil habitantes.


1909
Asfaltamento da avenida Paulista com material importado da Alemanha. Trata-se da primeira via da cidade e do estado de São Paulo a receber tal melhoramento. Na mesma ocasião os passeios foram alargados e a arborização remodelada, com o plantio de ipês.


Década de 1910
Foto - Ônibus Sauer, importado da Alemanha.


1911
No dia 20, início da operação da primeira linha de ônibus. Transportava passageiros das estações Norte e Brás pela manhã. e na parte da tarde realizava viagens para o Parque Antártica e Avenida Paulista. O serviço durou pouco tempo pois horário e itinerário não eram fixados e ainda havia escassez de passageiros. Os paulistanos preferiam a segurança e o conforto dos bondes elétricos.


1913
População da cidade com cerca de 400 mil habitantes.


1920
População alcança 580 mil habitantes. Na indústria paulistana, 52 % da mão de obra empregada era formada por estrangeiros.


1924
Após longo período de seca, que comprometeu a geração de força nas usinas hidrelétricas, impedindo a circulação dos bondes elétricos, dá-se o início da operação das primeiras linhas de ônibus regulares, quando a população da cidade atinge 700 mil habitantes.


1925
Surge o serviço de ônibus circulares, com veículos importados da europa.
Foto - Rua Libero Badaró


1926
A Light importa 50 ônibus Yellow Coach, que circulam até 1932. Nesse mesmo ano a Light, que também opera o sistema de bondes elétricos da cidade, apresenta um plano integrado de transportes, incluindo um sistema metroviário. A proposta não é aceita pela Prefeitura.


1930
Foto - Praça da Sé

Na década de 30, com o acirramento da  concorrência dos ônibus e a perda da exclusividade no transporte de passageiros, a Light desiste de renovar sua concessão para o sistema de bondes, que expira em 1941.


1933
População da cidade atinge 1 milhão de habitantes.


1937
A Light transmite a Prefeitura que não está mais interessada em explorar os serviços de transporte coletivo a partir de 1941, data do término da concessão iniciada em 1897.


1939
O prefeito Prestes Maia cria a CETS - Comissão de Estudos de Transporte Coletivo do Município de São Paulo, visando criar um programa para a administração municipal assumir o controle dos transportes coletivos na capital, em vista do final da concessão da Light em 1941.

A Comissão Municipal de Transportes Coletivos entrega ao prefeito de São Paulo o seu parecer favorável à adoção de omnibus eléctrico naquela capital.

Início do serviço regular de ônibus entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, pela viação Pássaro Marrom, através da antiga estrada Rio-São Paulo.


1940
População do Município: 1.326.261 habitantes

Foto - Bairro da Liberdade
Foto - Trocador


1941
O Governo Federal prorroga compulsoriamente a concessão da Light na operação dos transportes coletivos.

A cidade possui frota de 3 mil ônibus, contra 500 bondes elétricos.

No dia 31de agosto, circula pela primeira vez no estado de São Paulo, na capital, um ônibus a gasolina adaptado para consumo de gasogênio, devido à restrições de uso de derivados de petróleo impostos pela 2ª Guerra.


Evolução da Frota
Ano
Quantidade
1930
400
1934
700
1948
509


1943
A cidade conta com 46 linhas de ônibus.


1946
No dia 10 de outubro, o prefeito Abrahão Ribeiro autoriza, através do Decreto Lei 365, a constituição de uma empresa para operar serviço de transportes coletivos por 30 anos, a CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos.


1947
No dia primeiro de julho, o patrimônio da Light é transferido à CMTC, que inicia sua operação.

No dia primeiro de agosto, "quebra-quebra" de grandes proporções de bondes e ônibus, após o aumento da tarifa de bondes e ônibus em mais de 100% pela CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos, criada em junho deste ano.

1949
No dia 22, inauguração da primeira linha de trólebus da cidade de São Paulo e do país, ligando a Praça João Mendes ao bairro da Aclimação, com extensão de 2.500 metros. A linha substitui a antiga linha de bonde que atendia ao bairro.


1950
A CMTC importa 200 ônibus Twin Coach, hidramáticos.

Foto - Praça Ramos de Azevedo


1953
Inauguração da linha Penha - Lapa, deixando de operar em 1978 e voltando a operar em 1979 com novo itinerário. Em 1983 torna-se a linha de maior demanda da cidade.


1954
Cerca de 90 por cento da frota municipal de ônibus é operada pela CMTC. Na década de 50 a CMTC desenvolve um complexo industrail próprio visando a reforma e o encarroçamento de ônibus e bondes.


1957
No dia 14 de dezembro, entrega à prefeitura da primeira quota de 25 ônibus novos, Mercedes Benz, dos 100 encomendados pelo governo municipal.

No dia 4 de setembro, inauguração da linha Pedreira - Anhangabaú.


1959
No dia 27 de janeiro, criação da primeira linha diametral, ligando Belém a Pinheiros.

No dia 20 de fevereiro, com o êxito da primeira linha diametral, a diretoria da CMTC resolve criar novas linhas desse tipo. A nova linha será do Paraíso à Casa Verde.

No dia 16 de junho, na 21ª Sessão Especial realizada na Câmara dos Vereadores, o prefeito prestou esclarecimentos sobre a CMTC, informando a atual frota: 155 trólebus, 1.185 ônibus diesel, 493 bondes e 29 microônibus.


1960
População do Município: 3.709.274 habitantes


1961
Inauguração da primeira Estação Rodoviária da cidade, no bairro de Campos Elíseos. Em 1982, com a inauguração do Terminal Rodoviário do Tietê, a rodoviária foi desativada e o prédio adaptado para a instalação do Shopping Fashion Center Luz, inaugurado em 1988.



Cidade de São Paulo
Viagens em Transporte Coletivo em 1961
Modal
%
Ônibus
81,0
Bonde
8,0
Trem de Subúrbio
6,7
Trólebus
4,3



1967
Gilberto Arantes Lanhoso, idealiza o Metrobus para São Paulo: Tráfego exclusivo de ônibus em pistas reservadas, terminais especiais no Centro da Cidade com venda antecipada de bilhetes, plataformas ao nível do piso dos ônibus e portas mais largas em ambos os lados. (Revista Transporte Moderno)

Neste ano o transporte público é responsável por 68% dos deslocamentos na capital paulista. Em 1993, este percentual cai para 56%.


1968
Desativação do sistema de bondes, abrindo maior mercado e participação das empresas de ônibus particulares.


1970
Foto - Avenida São João


1975
A CMTC opera apenas 14 por cento da frota municipal de ônibus.

No dia 14, início da operação do sistema de integração metrô-ônibus. Primeiro sistema integrado do gênero no país.


1977
Implantação de faixa exclusiva, junto ao passeio, na Avenida 9 de Julho, entre a Praça da Bandeira e rua Groelândia, operada por ônibus em comboio com paradas ordenadas, denominado Sistema Comonor. O novo sistema permitiu a redução de 60 para 20 segundos o tempo de parada dos veículos nos pontos, o aumento de 90% da velocidade comercial nos horários de ponta.

A cidade conta com 60 km de faixas exclsuivas em operação.

A CMTC inaugura a primeira linha de ônibus executivo, mas sem ar condicionado, com a linha Praça Gentil Novo (Brooklin) - Patriarca.

No dia 2 de maio, início da operação do Terminal Intermunicipal do Jabaquara, com 12.100 metros quadrados de área construída, junto à estação Jabaquara da Linha Norte-Sul do Metrô.




Região Metropolitana de São Paulo
Deslocamentos em Transporte Coletivo
Ano
%
1967
63,50
1977
61,00



1979
Inauguração da Ponte-Rodoviária para o litoral, com saídas do Terminal Jabaquara, entre as Empresas Ultra/Rápido Brasil e Zefir.


1980
População do Município: 8.493.217 habitantes

No dia 31 de março, inauguração do Corredor Paes e Barros, primeiro corredor exclsuivo para circulação de ônibus da cidade de São Paulo, com extensão de 3,4 km. Nesta mesma data é inaugurada a linha de trólebus para a Vila Prudente, passando pela mesma via, com frota de 20 veículos.

No dia 13 de dezembro, inauguração do terminal de integração trólebus-ônibus da Vila Prudente, com uma linha de trólebus troncal para o centro da cidade e 4 linhas alimentadoras de ônibus diesel..


1982
No dia primeiro de feverereiro, inauguração das primeiras duas linhas do serviço de microônibus da CMTC, com micros modelo Puma Chevrolet, com motor a álcool, fabricados em 1981, com os seguintes trajetos: a primeira linha ligando a Praça do Correio a Tremembé, e a segunda a Praça da Sé a A.E.Carvalho.

No dia 9 de maio, inauguração do Terminal Rodoviário do Tietê, o maior terminal rodoviário de passageiros do país e segundo do mundo, atrás somente do terminal rodoviário de Nova Iorque. O novo terminal é atendido diretamente pela estação do metrô do Tietê, da linha Norte-Sul.

No dia 14 de maio, desativação da faixa exclusiva para ônibus e trólebus no contra-fluxo da rua Voluntários da Pátria, na zona norte. Trata-se de uma das primeiras faixas exclusivas para ônibus a serem implantadas.


1983
Inauguração da primeira linha de integração ônibus-trem, ligando o centro à estação Pinheiros da Fepasa.

Ampliação de 12 para 16 o número de linhas de integração ônibus-trólebus, sem acréscimo no valor da tarifa.


1984
A CMTC adquire 76 novos ônibus Padron.


1985
No dia 30 de junho, início das obras do corredor exclsuivo para ônibus nas avenidas 9 de Julho e Santo Amaro.

Criação do Museu da CMTC - Gaetano Ferolla.

A CMTC operava com frota de 2.879 ônibus, transportando cerca de 580 milhões de passageiros no ano.

No dia 17 de dezembro, início da operação da Ponte Rodoviária Rio-São Paulo com a seguinte divisão de horários: Viação Cometa, 37,5%; Expresso Brasileiro, 32,5%; e Itapemirim, 30%.



Cidade de São Paulo
Viagens em Transporte Coletivo em 1985
Modal
%
Ônibus / Trólebus
89
Metrô
6
Trem de Subúrbio
5


1986
Em janeiro, início da operação de ônibus rodoviário de dois andares pelas estradas do país,ligando São Paulo a Santiago do Chile, com freqüência de duas saídas semanais, às terças e sextas, às 15h30. Os ônibus com 3,85 m de altura, carroceria Neoplan - alemã e operados pela Chile-Bus (Chilena), tinham capacidade para 60 passageiros, sendo 20 no piso inferior e 40 no superior


1987
População da Região Metropolitana: 14.247.882 habitantes


Em janeiro, a CMTC adota nova cor vermelha na sua frota de ônibus.

No dia 25 de janeiro, inauguração do terminal de integração de Santo Amaro, ainda sem receber os trólebus da linha da Praça da Bandeira.

Em junho, início da operação, ainda parcial, do Corredor 9 de Julho - Santo Amaro.

Em outubro, na gestão do prefeito Jânio Quadros, início da operação do ônibus de dois andares pela CMTC, com chassi Scania e carroceria Thamco.. Foram apelidados pela população de “Fofão”e também de “Dose Dupla”, em alusão a gosto do prefeito pela bebida alcóolica. Inicialmente operaramm em caráter experimental na linha Terminal Bandeira - Terminal Santo Amaro.

1988
No dia 28 de janeiro, inauguração do terminal Rodoviário Bresser , junto à estação Bresser da linha Leste-Oeste do metrô.

No dia 28 de fevereiro, a CMTC adquire mais 7 ônibus de dois andares, totalizando de 11 unidades.

Em outubro, início da operação experimental do primeiro trecho do Corredor de Trólebus São Mateus - Jabaquara, no trecho São Mateus - Ferrazópolis. A operação comercial se dá no dia 3 de dezembro.


1989
No dia 9 de junho, início da integração entre os trólebus e os ônibus municipais no terminal Santo André-Leste, do Corredor São Mateus - Ferrazópolis.

No dia 26 de outubro, inauguração do segundo trecho do Corredor de Trólebus São Mateus - Jabaquara, com 4 quilômetros de extensão, entre São Bernardo do Campo e o Terminal de Piraporinha.

No dia 20 de dezembro, inauguração do Terminal Rodoviário da Barra Funda, junto às estações do metrô e do trem metropolitano.


1990
No dia 23 de outubro, inauguração do terceiro e último trecho do Corredor São Mateus -Jabaquara, entre o Terminal de Piraporinha e Jabauqara, totalizando 33 km de corredor exclusivo para trólebus e ônibus diesel.

No dia 7 de novembro, início da operação do sistema de integração entre o Metrô e o Corredor São Mateus - Jabaquara.

Mapa - Corredor São Mateus - Jabaquara


1991
População do Município: 9.646.185 habitantes

A cidade conta com frota de 7.294 ônibus diesel e 322 trólebus,segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo.

Em fevereiro, início da operação do Corredor Vila Nova - Cachoeirinha, representando a concretização de uma idéia antiga na área técnica de transportes da Prefeitura, da operação à esquerda, com a conservação dos canteiros centrais e com a utilização de ônibus com portas de ambos os lados.

Foto - Corredor Vila Nova Cachoeirinha - Estação

Em junho é iniciada a operação da primeira linha - 805A - Circular Avenidas - com embarque pela porta dianteira.

Em agosto, através do terminal de São Mateus, início da integração gratuita entre a linha de trólebus municipal São Mateus e o corredor intermunicipal da EMTU, também operado por trólebus.

No dia 11 de setembro, o prefeito Reynaldo de Barros inaugura, às onze horas, a primeira linha de microônibus de São Paulo, a ser operada pela CMTC. Eram vinte micros a álcool que faziam o itinerário "circular", com passagem ao preço de Cr$ 15,00. O serviço foi extinto em outubro do mesmo ano, em vista da pouca aceitação por parte dos passageiros.


1992
A CMTC operava com frota de 3.896 ônibus, transportando cerca de 426 milhões de passageiros no ano.

No dia 4 de março, desativação do serviço de ônibus executivo da CMTC, iniciado em 1977

Quadro - Dados Operacionais das Linhas Executivo

Regulamentação da Lei Municipal 1050 determina que até o ano de 2001 o combustivel básico da frota municipal deixe de ser o diesel e passe a ser o gás natural. Em agosto entra em funcionamento o primeiro posto para abastecimento de gás natural exclusivo para ônibus. São entregues mais 15 ônibus a gás natural, totalizando 70 veículos em operação em 5 linhas.

No dia 14 de maio, início da operação da bilhetagem eletrônica no Corredor de Trólebus São Mateus - Jabaquara, com a venda de bilhetes realizada em estabelecimentos comerciais próximos ao Corredor .

Reforma da frota de 37 ônibus de dois andares da CMTC, em serviço desde 1987.


1994
A cidade conta com frota de 9.417 ônibus diesel e 389 trólebus,segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo.

No dia 9 de março, a operação do sistema de trólebus municipal é tercerizado e passa ser realizado por 3 empresas: a Eletrobus assumindo a garagem de Tatuapé, a Transbraçal-Tbbus na garagem do Brás e Imperial, assumindo a garagem de Santo Amaro.

A CMTC opera até o mês de abril. A partir do mês de maio a operação dos ônibus e trólebus é concedida à empresas particulares.

Link - Trólebus - Resumo Histórico


Pistas Exclusivas para Ônibus na Região Metropolitana de São Paulo


Corredor
Inauguração
Extensão (km)
Paes e Barros
1980
3,4
Nove de Julho - Santo Amaro
1987
14,6
Vila Nova - Cachoeirinha
1991
11,0
São Mateus - Jabaquara
1988
32,6
Total
-
61,6


População da Região Metropolitana: 16.541.890 habitantes


1995
No dia 8 de março de 1995, a CMTC muda a razão social para São Paulo Transporte S.A. - SPtrans.

Início da operação do sistema de rastreamento de veículos - "Fiscal Eletrônico".


1996
Pela empresa Julio Simões, início da operação da primeira linha de ônibus urbano de duas portas com ar-condicionado do país, na linha Mogi das Cruzes - Salesópolis, com veículos Alpha Scania L113 CL.

Em junho, início da modernização do Terminal Dom Pedro II, inaugurado em 4 de novembro de 1996. O terminal, com 25 mil metros quadrados, atende a 45 linhas de ônibus e cerca de 200 mil passageiros diariamente. No mesmo dia entram em operação 35 novos ônibus articulados, sendo prevista a entrega de mais 50 articulados em 30 dias.

No dia 30 de agosto, inaguração do corredor e terminal Vila Nova - Cachoeirinha, com 19.200 metros quadrados, na zona norte.

No dia 23 de setembro, inauguração do Terminal JoãoDias, na zona sul, com área de 14 mil metros quadrados e custo de 10 milhões de reais.

No dia 8 de novembro, inauguração da modernização do Terminal Bandeira, que se tarnsforma em teminal fechado, atendendo a 18 linhas de ônibus. O terminal ganhou, entre outras melhorias, passarelas, escadas rolantes e acesso controlado por bilhetagem eletrônica.

No dia 11 de novembro, inauguração do terminal de integração Cidade Tiradentes, com custo de 4,7 milhões de reais.


1997
No dia 12 de maio, inauguração da modernização do Terminal Princesa Isabel, transformando-se no segundo terminal da área central a permitir transferência gratuita entre linhas de ônibus. O terminal que devia ter sido inaugurado em dezembro de 1996, teve de passar por reformas para atender exigência do Condephaat, órgão estadual responsável pelo patrimônio histórico, em função do terminal fica perto do Palácio Campos Elísios, que é tombado.

No dia 21 de maio, transferência da operação do Corredor de Trólebus São Mateus - Jabaquara para a Metra Sistema de Transportes Ltda, que se torna responsável pela operação do corredor por 20 anos.


1998
No dia 27 de abril, início da operação dos primeiros ônibus com bilhetageme eletrônica no município de São Paulo, na frota de 35 trólebus das 3 linhas circulares do Centro: Terminal Dom Pedro - Terminal Bandeira, Terminal Dom Pedro - Terminal Princesa Isabel e Terminal Princesa Isabel - Terminal Bandeira.

No dia 26 de setembro, início da operação de 20 ônibus biarticulados, tornando-se São Paulo a segunda cidade do país a operar este tipo de veículo. Foram adquiridas pela Viação Campo Belo e pela Kuba Viação Urbana para operação na linha troncal entre o Terminal Bandeira e o Terminal Capelinha, também inaugurado neste mês. Os novos biarticulados possuem 25 metros de comprimento, capacidade para 276 passageiros, portas dos dois lados e um conjunto de microcâmeras que permitem ao motorista monitorar o embarque e desembarque nas três portas do lado direito e nas quatro do lado esquerdo, auxiliando ainda nas manobras.

Em setembro, a SP Trans adota novas cores padrão na frota de ônibus municipal, que passam a variar de acordo com o tipo de veículo. Os antigos continuam com a mesma pintura de cor vermelho e branco ou verde e branco. Os modelos Padron ganham a cor amarelo claro, os articulados e biarticulados, amarelo escuro; os trólebus, azul com imagens e os veículos movidos a gás, azul claro.(Milbus - www.milbus.com.br).

Quadro - Passageiros Transportados no período 1960-1998


1999
No dia 28 de junho, início da operação de sistema fotográfico de fiscalização da faixa exclusiva de ônibus da Avenida Marquês de São Vicente, região central da cidade.

Inauguração do Terminal Metropolitano de Cotia, ao lado da Rodovia Raposo Tavares.

No dia 27de outubro, em São Bernardo do Campo-SP, fabricado pela Eletra - Teconologia em Tração Híbrida, é apresentado o ônibus híbrido, cuja tecnologia consiste na associação do motor diesel a um alternador para gerar energia elétrica a bordo.


2000
Inauguração do Corredor Itapecerica com faixa segregada à esquerda e 11 paradas elevadas
junto ao canteiro central.

Início da operação de ônibus leitos com camas, pela Real Expresso, o “ Royal Class”, com poltronas que se transformam em camas de verdade , perfeitamente horizontais. São apenas 18 leitos por veículo, o que significa muito mais espaço e conforto na viagem. Operam nas linha Brasília a São Paulo, Ribeirão Preto, Uberaba e Uberlândia.

No dia 16 de maio, inauguração de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Senador Teotônio Vilela, na zona sul, beneficiando 47 linhas.

No dia 28 de agosto, início da operação da Ponte Orca (Operadores Regionais de Coletivos Autônomos), integrando gratuitamente, através de lotações, os usuários das estações de Vila Madalena da linha Paulista do Metrô e Cidade Universitária da CPTM.


2001
No dia primeiro de dezembro, desativação do terminal todoviário do Bresser. As 34 linhas que atendiam 145 cidades do Sul de Minas Gerais são transferidas para o Terminal Rodoviário Tietê, com exceção da linha para o Aeroporto de Cumbica, que continuou operando no terminal.

Texto - Opinião de Jaime Lerner sobre os Corredores de Ônibus em São Paulo


2002
No dia 4 de abril, início da operação, em testes, do primeiro Trólebus de piso baixo do país. Trata-se de um Urbanuss Pluss Low Floor(rebaixamento integrgal) em serviço na linha 285 São Mateus - Ferrazópolis. Também é o primeiro ônibus com rebaixamento integral a operar no país.


2003
Inauguração do Centro de Controle Operacional do Corredor 9 de Julho/Santo Amaro, com objetivo de controlar o fluxo de ônibus nos 15 quilômetros de corredor entre os Terminais Bandeira e Santo Amaro, além de disponibilizar aos usuários, em painéis eletrônicos, informação simultânea sobre o horário da partida e chegada dos ônibus. O corredor atende a demanda de 300 mil passageiros/dia.

No dia 19 de março, conclusão das obras de revitalização do Terminal Rodoviário do Tietê.

No dia 16 de junho, inauguração do terminal de integração de Parelheiros, e no dia 29, inauguração do terminal do Jardim Angêla, todos na zona sul da cidade.

No dia 26 de junho, o ônibus híbrido brasileiro desenvolvido pela Eletra, de São Bernardo do Campo, recebeu em San Francisco, Califórnia, o segundo lugar do prêmio World Technology, concedido pela World Technology Network, na categoria Energia. O sistema utilizado pelo modelo Viale híbrido, que utiliza carroçaria Marcopolo, possibilita a redução de 90% na emissão de poluentes e de 30% no consumo de combustível, segundo medições realizadas pela UFRJ. A tecnologia está sendo utilizada em 13 ônibus aqui no Brasil e já foi exportada para Chile e Nova Zelândia. A empresa negocia sua exportação para vários outros países, inclusive os EUA.

No dia 14 de dezembro, inauguração do corredor exclusivo para ônibus, com faixa exclsuiva junto ao canteiro central, o "Passa-Rápido" Pirituba-Lapa-Centro com 15 km de extensão e 3 Terminais de Integração (Pirituba, Lapa e Amado Gurgel). O Corredor não possui separação física entre ônibus e automóveis, sendo fiscalizado por câmaras de TV. Possui pontos de parada no canteiro central e ônibus com portas à esquerda.O tempo de trajeto total no corredor diminuiu de 90 para 60 minutos e os ônibus são monitorados por satélite com tecnologia GPS. Atende a cerca de 175 mil passageiros diariamente..


2004
No dia 17 de maio, início da operação do bilhete temporal integrado de 2 horas do sistema municipal de ônibus.

No dia 8 de agosto, inauguração do Passa-Rápido Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro, na Zona Sul, com 7,3 km de extensão e benificiando cerca de 140 mil passageiros/dia. O corredor atende aos terminais de integração de Guarapiranga, inaugurado no mesmo dia, e o terminal Jardim Ângela, inagurado em 2003.

Em agosto, inauguração do Passa-Rápido Parelheiros/ Rio Bonito/Santo Amaro, com 23,2 km de extensão, na Zona Sul, atendendo diretamente a três terminais de integração e benificiando cerca de 460 mil passageiros/dia.

No dia 15 de agosto, inauguração do Passa-Rápido Capelinha/Ibirapuera/Metrô Santa Cruz, na Zona Sul, benificiando cerca de 250 mil passageiros/dia.

No dia 28 de agosto, inauguração do último trecho do Passa-Rápido 9 de Julho/Santo Amaro, com 5,8 km de extensão, no trecho do bairro de Santo Amaro na Zona Sul da cidade, entre a avenida São Gabriel e a estátua do Borba Gato. Primeiro trecho da refoma do corredor, inagurado nos anos 80,e agora denominado Passa-Rápido, foi entregue no dia 26 de junho de 2004, com 5,4 km de extensão entre a Parada São Gabriel e o Terminal da Bandeira.

Em agosto, nauguração do Passa-Rápido Teotônio Vilela /Robert Kennedy, ligando o terminal de integração de Varginha - inaugurado em julho - à região do Socorro.

Em setembro, homologação, pelo Conselho Nacional de Trânsito, através da resolução 163 publicada no Diário Oficial, da circulação de ônibus de 15 metros, que circulam no país desde 2001 com autorizações especiais.

No dia 13 de setembro, inauguração do Passa-Rápido Rebouças, reduzindo em até 45 minutos o tempo de viagem entre o Centro da cidade e o bairro de Campo Limpo na Zona Oeste da cidade. O eixo possui 10,3 km de extensão e se desenvolve sobre as avenidas Professor Francisco Morato, Eusébio Matoso e Rebouças, além da rua da Consolação. Por ele circulam 58 linhas de ônibus, utilizadas por cerca de 480 mil pessoas. (Prefeitura de São Paulo)

No dia 2 de outubro, início da transferência gratuita entre os ônibus do Corredor São Mateus - Jabaquara no Terminal Santo de André Oeste. A medida visa desafogar os terminais de São Bernardo, Diadema e Piraporinha, onde a transferência gratuita já é permitida.

No dia 13 de outubro, início da integração tarifária, sem custo adicional, entre 4 linhas intermunicipais e a linha 5 do metrô na estação de Capão Redondo.

No dia 11 de dezembro, após a implantação do sistema de integração temporal de 2 horas em toda frota do município, em maio de 2004, o terminal de integração A.E Carvalho torna-se o primeiro terminal de integração a ser aberto, passando a integração tarifária a ser efeutada através de bilhetagem eletrônica dentro do próprio veículo e não mais em área fechada.

Foto - Primeira linha com Ônibus Híbrido
Foto - Linha Praça Ramos - Terminal Pirituba
Foto - Corredor Dom Pedro II - Sacomã
Foto - Metrô Paraíso


2005
Entrega de 10 ônibus híbridos, fabricados pela Eletra, à duas empresas do ABC, sendo 8 veículos para a empresa SBC Trans e 2 para a viação ABC. No mês de março é iniciada a operação de ônibus articulado com piso baixo Caio Millennium II / Scania na Viação Santa Brígida.

No dia 18 de abril a Prefeitura anuncia o projeto de prolongamento das obras do VLP, ainda paralisadas, até Cidade Tiradentes e São Mateus, totalizando 32 km de extensão, com previsão de carregamento de 350 mil passageiros/dia.

No dia primeiro de maio, inauguração da linha expressa Terminal Cidade Tiradentes - Terminal Dom Pedro, com paradas apenas nao Shopping Aricanduva e metrô Tatuapé. No dia primeiro de junho é inaugurada a segunda linha expressa, também ligando o Terminal Cidade Tiradente ao Terminal Dom Pedro, mas com paradas no Terminal São Mateus e Terminal Vila Prudente.

No dia 4 de nove,bro, reinício das obras do VLP, com projeto modificado, sendo estendido até o bairro de Cidade Tiradentes.

No dia 6 de dezembro, início da operação do pré-embarque no Terminal Jardim Angêla, devendo o passageiro validar o bilhete antes do embarque no veículo.

No dia 30 de dezembro, início da operação da primeira fase do sistema de inetgração de bilhetagem eletrônica entre os ônibus municipais e os trens da Linha Paulista do Metrô e os trens da Linha C da CPTM, com tarifa de 3 reais, válida por 2 horas. A medida beneficia cerca de 1,1 milhão de passageiros/dia. que se utilizam da integração metrô-ônibus com tarifa de 4,10 R$.


2006
No dia 17 de janeiro, retomada das obras de expansão do Corredor do ABC até a Marginal Pinheiros, no trecho de 11, 9 km entre o Terminal Diadema e estação Berrini da CPTM. O trecho, orçado em 72 milhões de reais, foi construído com recursos do tesouro do Estado.


No primeiro semestre, início da operação de sistema de bilehtagem eletrônico nos cerca de 4 mil ônibus intermunicipais dos 39 municípios da Região Metropolitana, operados por 52 empresas, que transportam cerca de 1 milhão e 300 mil passageiros diariamente. O sistema custou 40 milhões de reais, rateado pela próprias empresas.

No dia 9 de outubro, início dos testes no Corredor Cidade Tiradentes (ex-fura fila), no trecho entre o Parque Dom Pedro II e Sacomã, com 8 km de extensão, com veículos sem passageiros.

A partir do dia 9 de outubro, a rua 25 de março é bloqueado ao tráfego de veículos, inclusive ônibus.

Em outubro, previsão de conclusão do trecho Diadema - Berrini do Corredor do ABC. 

No dia 31 de outubro, início da operação do Sistema Integrado de Monitoramento, que informa o tempo real de posicionamento dos veículos a cada 60 segundos através de  equipamentos GPS instalados nos veículos. Incialmente foram instalados computadores de bordo em 1.531 ônibus que circulam nos bairros da zona norte de Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia, além de 62 painéis eletrônicos de informação aos passageiros no corredor Pirituba - Lapa - Centro.



Fontes:
CMTC, "Próxima Parada o Futuro", 1993
Anuário Estatístico do Estado de São Paulo
Diário de São Paulo

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