Passageiros podem conferir horários de ônibus em painéis eletrônicos


 












17/9/2010 - CNT

Foto:Anderson Bianchi

Os moradores da cidade de Santos (SP) passaram a contar, nesta semana, com uma importante ferramenta de comunicação. Desde quarta-feira (15), painéis eletrônicos digitais informam o tempo previsto de chegada dos ônibus municipais nos pontos de embarque.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego – Santos (CET), os equipamentos recebem informações do Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus (Sismo) da Viação Piracicabana, que faz o acompanhamento das linhas em tempo real, via satélite.

Ao todo, 50 painéis serão instalados na cidade. Eles possuem 1,83 metros de altura e são de fácil visualização. Os usuários do transporte coletivo também podem consultar os horários, em tempo real e de forma interativa, pela internet. É possível, ainda, verificar todos os pontos de parada ao longo do percurso de cada linha e o horário em que os veículos passaram no último ponto.

Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), com a implementação do novo sistema, Santos passa a fazer parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que oferece o serviço de painéis eletrônicos à população. Ele já existe em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Uberaba (MG) e Recife (PE).

Para consultar os horários e itinerários dos ônibus em Santos, acesse: www.santosonibus.com.br e www.cetsantos.com.br.

Aerton Guimarães
Redação CNT