Ônibus a hidrogênio começa a rodar em até três meses



12/07/2010 - Transporte Idéia
Um ônibus movido a hidrogênio começa a circular com passageiros antes do final do ano em várias linhas do corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Paulo. A expectativa é a de que, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, o Brasil já utilize esse tipo de veículo, capaz de reduzir a poluição do ar nas grandes cidades. A notícia é do portal da “Gazeta Mercantil”.
Ivan Carlos Regina, gerente de planejamento da EMTU, afirma não existir diferenças significativas de desempenho operacional entre o novo veículo e os convencionais. A diferença se dá apenas no aspecto ambiental, pois o ônibus movido a hidrogênio não apresenta nenhuma emissão de material particulado (mistura de poeira e fumaça) ou gases intensificadores do efeito estufa.
Ônibus semelhantes aos modelos paulistanos já estiveram em uso nos Jogos de Inverno de Vancouver, neste ano. Mas, de acordo com especialistas, por conta do alto custo de fabricação, a popularização desse tipo de veículo deve demorar algumas décadas.