- 30 de julho de 2010 |
- 17h17 |
- Tweet este Post
Categoria: Transporte
Bruno Ribeiro - Jornal da Tarde
Demorou 24 anos e, mesmo inaugurada, ainda há serviços a serem feitos. Uma das obras viárias mais antigas do Estado de São Paulo, a ampliação do Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) até o Morumbi, na zona sul, foi entregue à população nesta sexta-feira, 30, e começa a operar neste sábado, 31, sem parte dos itens de sinalização e de segurança. A previsão é que 85 mil pessoas utilizem o transporte por dia.
O JT verificou a falta de sinalização de solo – faixa que separa o corredor das demais pistas – em três pontos. Um em frente ao Terminal Diadema, no início do corredor. Outro na Av. João de Luca, após a Praça do Nabuco. E o terceiro no cruzamento da Avenida Vicente Rao com a Avenida Santo Amaro. Além disso, ao longo de todo o corredor, as grades de proteção dos corredores são feitas de arames frágeis (contra grades de ferro do corredor original).
“Se existe algo que não foi feito, não é correto, não é normal. Mas em uma grande obra, é compreensível. E agora, nos próximos dias, será feito”, disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que prometeu colocar ônibus biarticulados na nova via exclusiva.
O corredor tem 12 quilômetros em cada um dos sentidos. Ele será gerido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Mas também será usado por ônibus municipais, da SPTrans.
Ao todo, são 18 paradas, sendo cinco “terminais de integração”: pontos servidos tanto pelos ônibus da EMTU quanto por ônibus da capital. As integrações não são gratuitas. Quem usar os ônibus da EMTU e os municipais pagará duas passagens. Quem utilizar o intermunicipal e a linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá de pagar tarifa de R$ 5 (só o ônibus da EMTU custa R$ 2,65).
Comentários
Postar um comentário