Nos trilhos da história


19/03/2010 17h49 - Prefeitura


Museu dos Transportes completa 25 anos
Imagem do post
No  próximo  dia 20 de março o Museu dos Transportes Públicos, Gaetano Ferolla, completa 25 anos de existência. Inaugurado em 1985 por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, em homenagem a empresa, o local é uma viagem à década de 20, onde o romantismo de uma São Paulo puxada por bondinhos pode ser recontada com um acervo de sete veículos, mais de 1.500 fotos e 1.500 livros.
A visita ao patrimônio é imperdível para quem gosta de história. Suas instalações abrigam mobílias e relíquias como as primeiras carteiras de habilitação da história, que davam autorização a cocheiros, motorneiros e barqueiros. A linha do tempo traz a evolução do Transporte Público de São Paulo desde 1865 até os dias atuais.
Segundo o administrador do local e ex-funcionário da CMTC, Henrique Di Santoro Junior, durante a visita ao espaço é possível refletir sobre as principais mudanças da cidade em cada época e quais os reflexos delas nos atuais transportes coletivos.
O Museu possui grande reserva técnica para ser exposta, no entanto, devido ao espaço limitado, existem peças e veículos itinerantes que são constantemente substituídos, o que faz seu acervo estar sempre em movimento.
A maior parte do público frequentador são os busólogos - pessoas "apaixonadas" por ônibus que acompanham a história desse meio de transporte e colecionam fotos, desenhos e pinturas - e crianças entre 6 e 12 anos.
Distante do glamour dos grandes pontos turísticos da cidade, porém bem localizado e muito bem estruturado para receber seus visitantes, o Museu é um espaço cultural de São Paulo e ótima opção de diversão e passeio para um agradável fim de semana na capital paulista.
ServiçoEnd: Avenida Cruzeiro do Sul, 780, no Bairro do Canindé
Atendimento: terça a domingo, das 9h às 17h - com entrada franca.
Texto e fotos: Renata Souza