Santos

Histórico

Quem primeiro explorou o serviço de diligências, denominado Gondolas, foi o italiano Luís Massoja, comerciante dono de um botequim e bilhar na antiga rua Antonina que organizou a empresa Serviço Regular de Gondolas com capital de 1:250$000, que explorava uma linha entre o centro da cidade e a Praia da Barra cobrando 1$000 por passageiro. A empresa teve curta duração em função de prejuízos.


Serviço de Gondolas
A Tribuna, 27/041969, p.15


O SMTC

O Serviço Municipal de Transportes Coletivos foi uma autarquia municipal  criada pela Lei nº 1.297 de 19 de dezembro de 1951. Iniciou suas operações em primeiro de janeiro de 1952 ao assumir o acervo da Companhia City encampada pelo poder público municipal com 138 bondes elétricos, 47 reboques e 38 gôndolas, todos em estado precário de conservação, inclusive a rede aérea e a via permanente. Só restavam 40 bondes em operação.

Em setembro de 1952, foi concluída a elaboração do Plano de Transportes Urbanos do Município de Santos, preconizando a implantação de trólebus em substituição aos bondes. Em 1955 foi aberta concorrência pública para aquisição de 50 trólebus e cinco subestações retificadoras.

Em 5 de outubro de 1955, o SMTC colocou em operação seus primeiros ônibus a diesel com frota comprada de improviso, em função da justiça ter cassado a licença de operação da antiga empresa permissionária.


Novos micro-ônibus recém-adquiridos pela CSTC
A Tribuna, 03/12/1980, p.28

Santos proíbe "chiqueiros" nos ônibus urbanos
Transporte Moderno, março 1986


Em 26 de janeiro de 1988, na data do aniversário da cidade, a CSTC inaugura a linha de ônibus turístico com um veículo tipo jardineira, similar ao usado pela CTC do Rio de Janeiro.

Em maio de 1991, foi iniciada a construção do terminal urbano de transferência de passageiros, junto à Rodoviária, sendo inaugurado em 6 de junho de 1992.

Em 24 de abril de 1991, a prefeitura de Santos inicia os testes das primeiras catracas eletrônicas no sistema de transporte coletivo nos cinco trólebus da linha 20 (Praça Mauá-Praça da Independência). 

Em 1993, a prefeitura abre o museu Casa da Memória dos Transportes, localizado na rua Itapura de Miranda, 142. No mesmo local ainda funcionava a subestação Capinzal que alimentava 17 trólebus com equipamentos originais do início do século XX.



REFERÊNCIAS:

Ônibus turístico entra em operação na terça-feira. A Tribuna. Santos. 26 janeiro 1988. p.1.

Obras do Terminal Urbano começam em maio. A Tribuna. Santos. 06 abril 1991. p.3.

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