Cidade de São Paulo


Histórico

Em 20 de julho de 1911, inauguração da primeira linha de ônibus da cidade de São Paulo, que transportava passageiros das estações Norte e do Braz pela manhã e na parte da tarde realizava viagens para o Parque Antártica e Avenida Paulista. O serviço durou pouco tempo pois o horário e o itinerário não eram fixados, e ainda havia escassez de passageiros. Os paulistanos preferiam a segurança e o conforto dos bondes elétricos.

Em 1925, o estado de São Paulo contava com apenas 45 ônibus distribuídos em 35 linhas regulares. A cidade de São Paulo contava com um bom sistema de bondes, cobrindo praticamente todos os bairros, mas que circulavam lotados nos horários de pico, favorecendo o surgimento de novas linhas de ônibus.


Largo de São Bento em 1924
Coleção Acaccio Carvalho



Em agosto de 1925, a Light and Power Co. de São Paulo, concessionária do serviço de carris, temendo a concorrência, solicitou à municipalidade que não fossem concedidas licenças de ônibus na capital, tendo o pedido indeferido. 

Principais linhas de ônibus em 1926 

Centro - Sant´Anna, 4 ônibus
Centro - Lapa, 12 km, 3 ônibus
Centro - Perdizes, 4 km, 1 ônibus
Centro - Jardim América, 3 km, 1 ônibus

Até então os ônibus usados, tanto no interior como na capital, eram importados dos Estados Unidos do tipo com quatro fileiras de bancos e capacidade para 16 passageiros.

Automobilismo, julho 1926, p.37

Automóvel Club, setembro 1926

Automobilismo, setembro 1929, p.49

Praça do Patriarca na década de 1920


Em 1939, a Light comunica ao governo o firme propósito de não mais se interessar pelo serviço de carris. A municipalidade inicia então, lentamente, os primeiros estudos de reformulação do sistema de transporte coletivo.

Em 3 de fevereiro de 1939, através do Ato nº 1.535, é criada a Comissão de Estudos de Transportes Coletivos do Município de São Paulo.


Linhas de ônibus em abril de 1939

Linha 61 (Pinheiros-Libero Badaró) em 1940

Linha 35 (Lapa - Praça Patriarca) em 1940
Carro GMC 1939 - Bulldog 

Linha 36 (Praça do Patriarca-Lapa) rua Clélia

Linha 61 (Pinheiros-Libero Badaró) em 1940
Foto colorizada

Inauguração da linha 46 em 1940

Linha 82 (Oriente-Bom Retiro) na rua 25 de março em 1941
com obras de pavimentação

Praça da Sé em 1942
Foto H.Armostrong Roberts

Largo do Arouche em 1943
Foto Benedito J.Duarte

Rua John Harrison na década de 1940, próximo à estação da Lapa

Avenida Casper Líbero e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na década de 1940


Com o término da segunda guerra, o sistema de transporte coletivo da capital era operado precariamente, com frota bastante reduzida e veículos sem manutenção adequada.


Primeiros novos veículos da CMTC entregues em setembro de 1946


Em junho de 1947, é criada a Companhia Municipal de Transportes Coletivos, com a seguinte frota de veículos:

595        Ônibus pertencentes às empresas particulares
61          Ônibus novos adquiridos pela Prefeitura e não postos em tráfego
30          Trólebus encomendados pela Prefeitura
523        Bondes motores da Light
75          Bondes usados adquiridos pela Prefeitura e não recebidos

Em 1947, a CMTC adquire 380 novos ônibus importados dos Estados Unidos, num valor de Cr$ 122,5 milhões, assim distribuídos:

30          GM Coach              70 passageiros  
150        Aclo                        70        "
100        Mack
100        GMC

Em 29 de junho de 1947, em solenidade com a presença do governador do estado, Adhemar de Barros, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) inaugura sua primeira linha, a Cidade - Freguesia do Ó.

Em 13 de julho de 1947, a CMTC inicia suas operações na linha Cidade - Jardim América, com frota de 10 novos ônibus GM Coach Importados dos Estados Unidos.


Linha 41 (Jardim América) em 1947 com os novos GM Coach no ponto final do Anhangabaú

Largo da Sé na década de 1940


Linhas da CMTC em 31/07/1947

3        Avenida
5        Tesouro - São Bento
7        Moóca
9        Moóca
11      Vila Mariana
12      Jabaquara
14      Lins de Vasconcelos
15      Cambuci
16      Aclimação
17      Aclimação
18      Muniz de Souza
19      Muniz de Souza
28      Fábrica
29      Penha
33      Quarta Parada
35      Lapa
36      Lapa
38      Conselheiro Brotero
39      Conselheiro Brotero
40      Jardim América
41      Jardim América
42      Tucuruví
43      Santana
44      Santa Terezinha
45      Alto de Santana
46      Jardim São Paulo
47      Vila Clementino
48      Paraíso
49      Jardim Paulista
52      Itaim
55      Sumaré
60      Água Raza
61      Alto de Pinheiros
63      Pinheiros
65      Vila Pompéia
66      João Ramalho
67      Freguesia do Ó
70      Bom Retiro
71      Bom Retiro
73      Barra Funda
75      Belém
74      Casa Verde
76      Oriente
77      Tremembé
78      Casa Verde   
79      Santo Amaro
80      Vila Nova Conceição
82      Oriente - Bom Retiro 
87      Perdizes
102    Imirim
103    Interlagos
107    Pacaembu
109    Lins de Vasconcelos
113    Aeroporto


Linha 60 na rua Capitão Salomão em 1947

Ônibus Twin Coach da CMTC

Ponto final da linha 60 (Água Raza) na rua Capitão Salomão em 1947


Em outubro de 1947, a CMTC contava com 202 ônibus novos em operação, dos 380 encomendados nos Estados Unidos.


Frota da CMTC no período 1947-1959

Demanda da CMTC
Correio Paulistano, 06/06/1956

Diário da Noite, 10/12/1947, p.5

Diário da Noite, 22/10/1948, p.11

Balanço do primeiro ano de operação da CMTC
Diário da Noite, 01/07/1948

Diário da Noite, 09/12/1949, p.3

Passageiros transportados pela CMTC e empresas particulares entre 1949 e 1973

Avenida 9 de Julho na década de 1950


Frota de ônibus a diesel da CMTC em 31 de dezembro de 1953

280        Alfa Romeo
141        Aclo
075        Ford
050        G.M. Coach
184        G.M.C (4)
080        G.M.C (3)
101        Mack
201        Twin Coach
003        Diversas Marcas


Em 20 de maio de 1955, a CMTC inaugurou a Garagem-Modelo Leopoldina, localizada no bairro do Alto da Lapa, Avenida Leopoldina, com modernas instalações podendo ser considerada a primeira do gênero na América do Sul. 


Praça Ramos de Azevedo

Correio Paulistano, 26/06/1956

Diário da Noite, 11/02/1958
Para ampliar clique na imagem

Avenida Prestes Maia por volta de 1961
Garagem da CMTC da rua Araguaia

Empresa Auto Ônibus Alto do Pari em 1961

Imagem colorizada
Diário da Noite, 02/03/1962

Vale do Anhangabaú por volta de 1963

Vale do rio Anhangabaú em 1965

A CMTC em 1967


Em 1969, em função do início das obras do metrô, muitas linhas de ônibus da região da Praça da Sé foram transferidas para o Parque Dom Pedro II e Praça da Bandeira, desafogando o tráfego na área central.


Praça Ramos de Azevedo em 1969

Correio da Manhã (RJ), 06/04/1969

Praça da República em 1971

Praça Clovis Beviláqua em 1971. Ônibus da EAO Vila Carrão Ltda, ao lado do DKW, era azul com faixa creme, desenho bem diferenciado das outras empresas. (Carlos Vespa)

Linha Penha - Lapa da Viação Leste-Oeste em 1971


Em 10 de novembro de 1972, a lei nº 5.820 tornou obrigatória a presença de cobrador nos ônibus urbanos.


O novo logotipo da CMTC
Transporte Moderno, junho 1974, p.15

Avenida da Consolação com rua Xavier de Toledo na década de 1970

Terminal da Praça da Bandeira na década de 1970

Avenida Brigadeiro Faria Lima em 1976

Integração metrô-ônibus em 1976

Terminal Jabaquara na década de 1970
Para ampliar clique na imagem

Terminal Dom Pedro II em 1978
Linha São Caetano - Terminal Dom Pedro II da Viação Monumento

Corredor da Avenida Paes e Barros inaugurado em 1980
Para ampliar clique na imagem

Avenida Paes e Barros antes do corredor


Faixas exclusivas para ônibus. Manual Técnico. Anexo. Tratamento Preferencial ao Transporte Coletivo por Ônibus. EBTU. Fevereiro 1982. p.17. Amplia

Largo da Concórdia

Linha 1741 (Metrô Santana - Vila Dionízia) em 1982 no Terminal Santana
Coleção SP Antiga

Ônibus Executivo da CMTC

Praça da Bandeira em 1982

Avenida Brigadeiro Faria Lima em 1982

Terminal da Praça da Bandeira
Transporte Moderno, outubro 1983, p.1


A partir do dia 27 de dezembro de 1983, foi iniciado o treinamento do pessoal da CMTC para o fornecimento da carteira passageiro especial possibilitando o transporte gratuitos nos ônibus da CMTC e das empresas particulares para pessoas com mais de 65 anos.  Em janeiro de 1984, a CMTC distribuiu 30.455 carteirinhas.


Correio Braziliense, 15/05/1984, p.10


Em 20 de março de 1985, é inaugurado o Museu CMTC dos Transportes Públicos 


Avenida Paulista na década de 1980
Coleção CET

Faixa exclusiva para ônibus no contra fluxo da Avenida Brigadeiro 
Luís Antônio na década de 1980
Coleção CET

Em abril de 1985, a cidade de São Paulo contava com 672 linhas de ônibus. 


Faixa exclusiva da rua Cardeal Arcoverde em 1985


Em fevereiro de 1986, a CMTC anunciou a compra de 210 ônibus Padron Scania K112

Foto Douglas de Cézare

Fim da faixa exclusiva da rua da Consolação em 1987

Transporte Moderno, fevereiro/1986
Para ampliar clique na imagem

Corredor da Avenida 9 de Julho em 1986

Terminal Dom Pedro II em 1986

Anos 80. Carro monobloco Mercedes-Benz do Brasil O-362 da CMTC
 Foto Mildred Waczerman. Acervo Lais Waczerman


Em janeiro de 1987, o prefeito Jânio Quadros aprova a nova pintura vermelho-cereja dos ônibus da CMTC.


Ônibus de dois andares lançado em 1987



Em novembro de 1989, na gestão da prefeita Erundina, a CMTC adquiriu 23 ônibus articulados Volvo B58 com carroceria Caio, para operar em três linhas de grande demanda:

1178 - São Miguel - Praça do Correio
3390 - Terminal Dom Pedro - Terminal São Mateus
6500 - Terminal Bandeira - Terminal Santo Amaro


Corredor da Avenida Rio Branco
Carga e Transporte, dezembro 1990
Foto Lícia Paolone


Em 1991, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina, a cidade teve uma experiência de tarifa zero no bairro Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste em cinco linhas de ônibus, para viagens até o terminal Cidade Tiradentes recém-inaugurado.

Em 8 de março de 1995 foi criada a São Paulo Transporte S/A – SPTrans, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT, sucessora da Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, responsável pelo planejamento, gerenciamento e fiscalização do Sistema de Transporte Público de Passageiros.

Em 8 de novembro de 1996, na gestão do prefeito Paulo Maluf, é inaugurada a reforma do Terminal Bandeira.

Corredor da Avenida 9 de Julho em 2004
Foto Marcelo Almirante


Em 2014, é anunciada a construção do corredor da Avenida Radial Leste, visando desafogar a Linha Leste-Oeste do Metrô (vermelha), que não teve prosseguimento.

Em 5 de novembro de 2021, a prefeitura anuncia a construção de 3 novos corredores de BRT:

Radial Leste I: 9,5 km de extensão, entre a Avenida Aricanduva e o Terminal Parque Dom Pedro II, com demanda de 185 mil pessoas/dia útil e investimento de R$ 461 milhões, sendo R$ 45 milhões em desapropriações.

Radial Leste II: 8,6 km de extensão, entre a Avenida Aricanduva e a estação Itaquera do Metrô, com demanda de 76 mil pessoas/dia útil e investimento de R$ 307 milhões, sendo R$ 16 milhões em desapropriações.

Chucri Zaidan: 3,4 km de extensão, entre a Avenida João Dias (rua Laguna – Avenida Cecília Lottenberg – Avenida Doutor ChucriZaidan) – Avenida Roque Petroni Júnior, demanda de 95 mil passageiros/dia útil, com investimento de R$ 388 milhões, sem desapropriações.

Em 14 de outubro de 2022, através da Carta Circular DP/SSC nº 035/22, a SP Trans (São Paulo Transporte) proibiu a aquisição de veículos zero quilômetro a diesel a partir de 17 de outubro de 2022.

Em primeiro de novembro de 2022, dos 31 terminais municipais de ônibus da capital 19 passam a ser administrados por empresas privadas.

Em 23 de outubro de 2023, o governo do estado autorizou subsídio de R$ 97,6 milhões à EMTU, para reequilíbrio do contrato de empresas que operam o transporte de ônibus metropolitano.


Avenida do Estado e o corredor do Expresso Tiradentes em 2023
Entre os bairros da Mooca e Cambuci

São Paulo em 2023

Centro de São Paulo em 2023


Em 17 de dezembro de 2023, início da tarifa zero dos ônibus municipais aos domingos, além do Natal, Ano Novo e no Aniversário da Cidade. A medida contempla 1.175 linhas.





Passageiros (bilhões)

2021        1,67
2022        2,06

Passageiros dia/útil (milhões)

2021        5,600
2022        6,800

Subsídio (R$) bilhões

2021        3,4
2022        5,1

Custo total (R$) bilhões

2021          7,8
2022        10,3

Frota

1933        323
1934        363
1935        389
1936        427
1937        451
1938        513
1939        704


REFERÊNCIAS:

Tramways. Brazil Ferro-Carril. 27 agosto 1925. p.234.

SCHUETTE, Herman Charles. Brazil. Motor-Bus Transportation. Washington, USA. Part 2. Janeiro 1926. p.22.

Inaugurada pelo governador do estado a primeira linha da CMTC. Jornal de Notícias. 1 julho 1947.

Inaugurada a linha Jardim América com 10 modernos ônibus GM Coach. Jornal de Notícias. 15 julho 1947. p.1.

Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Aviso ao Público. Jornal de Notícias. 31 julho 1947. p.1.

Condução abundante e eficiente para São Paulo até março de 1948. Jornal de Notícias. 29 outubro 1947.

Mensagem Apresentada pelo Governador Adhemar de Barros à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 14 março 1948.

Inauguração da Garagem-Modelo. Diário da Noite. São Paulo. 18 maio 1955. p.8.

Programa de Integração de Transportes - PIT. 1975.

Jânio pinta o sete na CMTC. Transporte Moderno. Janeiro 1987. p.3.

BRANCO, Dácio Castelo. São Paulo começa testes de pagamento de passagem de ônibus via QR Code. Canaltech. 5 outubro 2021.

BAZANI, Adamo. Prefeitura de São Paulo anuncia BRTs e corredores de ônibus dentro de pacote de mobilidade que soma R$ 5,5 bilhões. Diário do Transporte. 05 novembro 2021.

LOBO, Renato. Terminal Bandeira completou 25 anos. Via Trólebus. 28 dezembro 2021.

SPTrans proíbe inclusão de ônibus novos a diesel na cidade de São Paulo a partir de segunda (17). Diário do Transporte. 15 outubro 2022.

VERGNIAUD, C.Gonçalves. História do Ônibus. Produzido em comemoração ao 30º aniversário da Caio-Companhia Americana de Ônibus.

Página lançada em 27 de setembro de 2019.