Histórico
Em 20 de julho de 1911, inauguração da primeira linha de ônibus da cidade de São Paulo, que transportava passageiros das estações Norte e do Braz pela manhã e na parte da tarde realizava viagens para o Parque Antártica e Avenida Paulista. O serviço durou pouco tempo pois o horário e o itinerário não eram fixados, e ainda havia escassez de passageiros. Os paulistanos preferiam a segurança e o conforto dos bondes elétricos.
Em 1925, o estado de São Paulo contava com apenas 45 ônibus distribuídos em 35 linhas regulares. A cidade de São Paulo contava com um bom sistema de bondes, cobrindo praticamente todos os bairros, mas que circulavam lotados nos horários de pico, favorecendo o surgimento de novas linhas de ônibus.
Em agosto de 1925, a Light and Power Co. de São Paulo, concessionária do serviço de carris, temendo a concorrência, solicitou à municipalidade que não fossem concedidas licenças de ônibus na capital, tendo o pedido indeferido.
Principais linhas de ônibus em 1926
Centro - Sant´Anna, 4 ônibus
Centro - Lapa, 12 km, 3 ônibus
Centro - Perdizes, 4 km, 1 ônibus
Centro - Jardim América, 3 km, 1 ônibus
Até então os ônibus usados, tanto no interior como na capital, eram importados dos Estados Unidos do tipo com quatro fileiras de bancos e capacidade para 16 passageiros.
Automobilismo, julho 1926, p.37
Automobilismo, setembro 1929, p.49
Em 1939, a Light comunica ao governo o firme propósito de não mais se interessar pelo serviço de carris. A municipalidade inicia então, lentamente, os primeiros estudos de reformulação do sistema de transporte coletivo.
Em 3 de fevereiro de 1939, através do Ato nº 1.535, é criada a Comissão de Estudos de Transportes Coletivos do Município de São Paulo.
Linhas de ônibus em abril de 1939
Carro GMC 1939 - Bulldog
Foto colorizada
com obras de pavimentação
Avenida Casper Líbero e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na década de 1940
Com o término da segunda guerra, o sistema de transporte coletivo da capital era operado precariamente, com frota bastante reduzida e veículos sem manutenção adequada.
Em junho de 1947, é criada a Companhia Municipal de Transportes Coletivos, com a seguinte frota de veículos:
595 Ônibus pertencentes às empresas particulares
61 Ônibus novos adquiridos pela Prefeitura e não postos em tráfego
30 Trólebus encomendados pela Prefeitura
523 Bondes motores da Light
75 Bondes usados adquiridos pela Prefeitura e não recebidos
Em 1947, a CMTC adquire 380 novos ônibus importados dos Estados Unidos, num valor de Cr$ 122,5 milhões, assim distribuídos:
30 GM Coach 70 passageiros
150 Aclo 70 "
100 Mack
100 GMC
Em 29 de junho de 1947, em solenidade com a presença do governador do estado, Adhemar de Barros, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) inaugura sua primeira linha, a Cidade - Freguesia do Ó.
Em 13 de julho de 1947, a CMTC inicia suas operações na linha Cidade - Jardim América, com frota de 10 novos ônibus GM Coach Importados dos Estados Unidos.
Linha 41 (Jardim América) em 1947 com os novos GM Coach no ponto final do Anhangabaú
Linhas da CMTC em 31/07/1947
3 Avenida
5 Tesouro - São Bento
7 Moóca
9 Moóca
11 Vila Mariana
12 Jabaquara
14 Lins de Vasconcelos
15 Cambuci
16 Aclimação
17 Aclimação
18 Muniz de Souza
19 Muniz de Souza
28 Fábrica
29 Penha
33 Quarta Parada
35 Lapa
36 Lapa
38 Conselheiro Brotero
39 Conselheiro Brotero
40 Jardim América
41 Jardim América
42 Tucuruví
43 Santana
44 Santa Terezinha
45 Alto de Santana
46 Jardim São Paulo
47 Vila Clementino
48 Paraíso
49 Jardim Paulista
52 Itaim
55 Sumaré
60 Água Raza
61 Alto de Pinheiros
63 Pinheiros
65 Vila Pompéia
66 João Ramalho
67 Freguesia do Ó
70 Bom Retiro
71 Bom Retiro
73 Barra Funda
75 Belém
74 Casa Verde
76 Oriente
77 Tremembé
78 Casa Verde
79 Santo Amaro
80 Vila Nova Conceição
82 Oriente - Bom Retiro
87 Perdizes
102 Imirim
103 Interlagos
107 Pacaembu
109 Lins de Vasconcelos
113 Aeroporto
Em outubro de 1947, a CMTC contava com 202 ônibus novos em operação, dos 380 encomendados nos Estados Unidos.
Frota da CMTC no período 1947-1959
Diário da Noite, 10/12/1947, p.5
Diário da Noite, 22/10/1948, p.11
Balanço do primeiro ano de operação da CMTC
Diário da Noite, 01/07/1948
Diário da Noite, 09/12/1949, p.3
Passageiros transportados pela CMTC e empresas particulares entre 1949 e 1973
Avenida 9 de Julho na década de 1950
Frota de ônibus a diesel da CMTC em 31 de dezembro de 1953
280 Alfa Romeo
141 Aclo
075 Ford
050 G.M. Coach
184 G.M.C (4)
080 G.M.C (3)
101 Mack
201 Twin Coach
003 Diversas Marcas
Em 20 de maio de 1955, a CMTC inaugurou a Garagem-Modelo Leopoldina, localizada no bairro do Alto da Lapa, Avenida Leopoldina, com modernas instalações podendo ser considerada a primeira do gênero na América do Sul.
Praça Ramos de Azevedo
Garagem da CMTC da rua Araguaia
A CMTC em 1967
Em 1969, em função do início das obras do metrô, muitas linhas de ônibus da região da Praça da Sé foram transferidas para o Parque Dom Pedro II e Praça da Bandeira, desafogando o tráfego na área central.
Praça da República em 1971
Praça Clovis Beviláqua em 1971. Ônibus da EAO Vila Carrão Ltda, ao lado do DKW, era azul com faixa creme, desenho bem diferenciado das outras empresas. (Carlos Vespa)
Em 10 de novembro de 1972, a lei nº 5.820 tornou obrigatória a presença de cobrador nos ônibus urbanos.
O novo logotipo da CMTC
Transporte Moderno, junho 1974, p.15
Avenida Brigadeiro Faria Lima em 1976
Corredor da Avenida Paes e Barros inaugurado em 1980
Para ampliar clique na imagem
Faixas exclusivas para ônibus. Manual Técnico. Anexo. Tratamento Preferencial ao Transporte Coletivo por Ônibus. EBTU. Fevereiro 1982. p.17. Amplia
Linha 1741 (Metrô Santana - Vila Dionízia) em 1982 no Terminal Santana
Coleção SP Antiga
A partir do dia 27 de dezembro de 1983, foi iniciado o treinamento do pessoal da CMTC para o fornecimento da carteira passageiro especial possibilitando o transporte gratuitos nos ônibus da CMTC e das empresas particulares para pessoas com mais de 65 anos. Em janeiro de 1984, a CMTC distribuiu 30.455 carteirinhas.
Correio Braziliense, 15/05/1984, p.10
Em 20 de março de 1985, é inaugurado o Museu CMTC dos Transportes Públicos
Coleção CET
Coleção CET
Em abril de 1985, a cidade de São Paulo contava com 672 linhas de ônibus.
Faixa exclusiva da rua Cardeal Arcoverde em 1985
Corredor da Avenida 9 de Julho em 1986
Anos 80. Carro monobloco Mercedes-Benz do Brasil O-362 da CMTC
Foto Mildred Waczerman. Acervo Lais Waczerman
Em janeiro de 1987, o prefeito Jânio Quadros aprova a nova pintura vermelho-cereja dos ônibus da CMTC.
Ônibus de dois andares lançado em 1987
Em novembro de 1989, na gestão da prefeita Erundina, a CMTC adquiriu 23 ônibus articulados Volvo B58 com carroceria Caio, para operar em três linhas de grande demanda:
1178 - São Miguel - Praça do Correio
3390 - Terminal Dom Pedro - Terminal São Mateus
6500 - Terminal Bandeira - Terminal Santo Amaro
Em 1991, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina, a cidade teve uma experiência de tarifa zero no bairro Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste em cinco linhas de ônibus, para viagens até o terminal Cidade Tiradentes recém-inaugurado.
Em 8 de março de 1995 foi criada a São Paulo Transporte S/A – SPTrans, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT, sucessora da Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, responsável pelo planejamento, gerenciamento e fiscalização do Sistema de Transporte Público de Passageiros.
Em 8 de novembro de 1996, na gestão do prefeito Paulo Maluf, é inaugurada a reforma do Terminal Bandeira.
Corredor da Avenida 9 de Julho em 2004
Foto Marcelo Almirante
Em 2014, é anunciada a construção do corredor da Avenida Radial Leste, visando desafogar a Linha Leste-Oeste do Metrô (vermelha), que não teve prosseguimento.
Em 5 de novembro de 2021, a prefeitura anuncia a construção de 3 novos corredores de BRT:
Radial Leste I: 9,5 km de extensão, entre a Avenida Aricanduva e o Terminal Parque Dom Pedro II, com demanda de 185 mil pessoas/dia útil e investimento de R$ 461 milhões, sendo R$ 45 milhões em desapropriações.
Radial Leste II: 8,6 km de extensão, entre a Avenida Aricanduva e a estação Itaquera do Metrô, com demanda de 76 mil pessoas/dia útil e investimento de R$ 307 milhões, sendo R$ 16 milhões em desapropriações.
Chucri Zaidan: 3,4 km de extensão, entre a Avenida João Dias (rua Laguna – Avenida Cecília Lottenberg – Avenida Doutor ChucriZaidan) – Avenida Roque Petroni Júnior, demanda de 95 mil passageiros/dia útil, com investimento de R$ 388 milhões, sem desapropriações.
Em 14 de outubro de 2022, através da Carta Circular DP/SSC nº 035/22, a SP Trans (São Paulo Transporte) proibiu a aquisição de veículos zero quilômetro a diesel a partir de 17 de outubro de 2022.
Em primeiro de novembro de 2022, dos 31 terminais municipais de ônibus da capital 19 passam a ser administrados por empresas privadas.
Em 23 de outubro de 2023, o governo do estado autorizou subsídio de R$ 97,6 milhões à EMTU, para reequilíbrio do contrato de empresas que operam o transporte de ônibus metropolitano.
Em 17 de dezembro de 2023, início da tarifa zero dos ônibus municipais aos domingos, além do Natal, Ano Novo e no Aniversário da Cidade. A medida contempla 1.175 linhas.
Passageiros (bilhões)
2021 1,67
2022 2,06
Passageiros dia/útil (milhões)
2021 5,600
2022 6,800
Subsídio (R$) bilhões
2021 3,4
2022 5,1
Custo total (R$) bilhões
2021 7,8
2022 10,3
Frota
1933 323
1934 363
1935 389
1936 427
1937 451
1938 513
1939 704
REFERÊNCIAS:
Tramways. Brazil Ferro-Carril. 27 agosto 1925. p.234.
SCHUETTE, Herman Charles. Brazil. Motor-Bus Transportation. Washington, USA. Part 2. Janeiro 1926. p.22.
Inaugurada pelo governador do estado a primeira linha da CMTC. Jornal de Notícias. 1 julho 1947.
Inaugurada a linha Jardim América com 10 modernos ônibus GM Coach. Jornal de Notícias. 15 julho 1947. p.1.
Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Aviso ao Público. Jornal de Notícias. 31 julho 1947. p.1.
Condução abundante e eficiente para São Paulo até março de 1948. Jornal de Notícias. 29 outubro 1947.
Mensagem Apresentada pelo Governador Adhemar de Barros à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 14 março 1948.
Inauguração da Garagem-Modelo. Diário da Noite. São Paulo. 18 maio 1955. p.8.
Programa de Integração de Transportes - PIT. 1975.
Jânio pinta o sete na CMTC. Transporte Moderno. Janeiro 1987. p.3.
BRANCO, Dácio Castelo. São Paulo começa testes de pagamento de passagem de ônibus via QR Code. Canaltech. 5 outubro 2021.
BAZANI, Adamo. Prefeitura de São Paulo anuncia BRTs e corredores de ônibus dentro de pacote de mobilidade que soma R$ 5,5 bilhões. Diário do Transporte. 05 novembro 2021.
LOBO, Renato. Terminal Bandeira completou 25 anos. Via Trólebus. 28 dezembro 2021.
SPTrans proíbe inclusão de ônibus novos a diesel na cidade de São Paulo a partir de segunda (17). Diário do Transporte. 15 outubro 2022.
VERGNIAUD, C.Gonçalves. História do Ônibus. Produzido em comemoração ao 30º aniversário da Caio-Companhia Americana de Ônibus.
Página lançada em 27 de setembro de 2019.